segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mestrado Profissional em Letras

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte coordenará o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), oferecido em rede nacional, com participação de 42 Instituições Federais de Ensino Superior e que tem como objetivo formar professores da Educação Fundamental para o ensino da Língua Portuguesa.

Com 1.000 vagas, que serão distribuídas entre as instituições associadas, o público-alvo do Programa são os docentes egressos de cursos de graduação em Letras e áreas afins, preferencialmente que estejam atuando no Ensino Fundamental da escola pública, embora também esteja aberto aos docentes da rede privada.
O PROFLETRAS congregará 281 professores de todo o País - pesquisadores respeitados na área e experientes nas especialidades demandadas.
A escolha da UFRN para coordenar o programa justifica-se “porque, entre as universidades candidatas, era a que tinha o perfil mais adequado à proposta”, afirmou Dermerval da Hora de Oliveira, coordenador da área de Letras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, na segunda-feira, 15, reuniu-se com a equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN para finalizar o projeto.
A UFRN tem experiência na participação em formas associativas de pós-graduação, a exemplo do RENORBIO, do PRODEMA e do Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos.
Com previsão para funcionar em 2013, o PROFLETRAS terá como área de concentração Linguagens e Letramento e duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino e Leitura e produção Textual: diversidade social e práticas docentes.
Na UFRN, o PROFLETRAS funcionará no Campus Central, em Natal, e no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos, conforme proposta aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) na manhã de segunda-feira.
A proposta será encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ainda este mês.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário