terça-feira, 29 de maio de 2012

UFPB realiza evento de Ecocrítica inédito no país


A Universidade Federal da Paraíba sediará no mês de Agosto o primeiro Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. Segundo a organizadora geral do evento, Professora Zélia Bora, chegou o momento do país compartilhar as preocupações ambientais através da literatura a exemplo de países como Estados Unidos, Índia e China (Taiwan) . 

"Trata-se de uma tendência teórica preocupada com a subjetividade da natureza e da sua relação com o ser humano representado pelos textos literários e em outras linguagens como o cinema e o jornalismo".
A Ecocrítica é área que desponta nas universidades juntamente com a necessidade da conscientização das pessoas em relação à preservação do meio ambiente, à prevenção de catástrofes naturais e do bem estar proveniente da relação com a natureza através da sustentabilidade. Chegou o momento do espaço acadêmico incorporar essa tendência crítica, preocupada em despertar a consciência ecológica e a mensagem crítica através de ensaios que falem da perspectiva da  natureza. "João Pessoa é o lugar ideal para a realização do evento por seu cenário natural magnífico que permite reflexões inclusive sobre as contradições entre o marketing ecológico de cidade verde e o não cumprimento dos direitos e deveres ambientais, típicas de outras cidades brasileiras e estrangeiras".

A realização do Congresso de Literatura e Ecocrítica tem apoio institucional da UFPB, do seu Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, seu Programa de Pós-graduação em Letras e seu Sindicato de Professores (Adufpb), além do apoio da Universidade Estadual da Paraíba. Ele é produto das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela organizadora expresso através de eventos como a orientação de projetos de pesquisa e a semana de conscientização em defesa dos animais, que teve no ano passado a participação de ativistas, professores e alunos de escolas estaduais.

I Congresso Brasileiro de Literatura e Ecocrítica: As Linguagens da Natureza

A relação entre a literatura e o meio ambiente é uma das formas mais eficazes para entendermos e defendermos a subjetividade da Natureza, através da qual, pela linguagem, buscamos conhecer o significado da vida. Nos centros acadêmicos, em várias partes do mundo, grupos de professores, estudantes, artistas, poetas, ambientalistas, filósofos e músicos têm procurado, através de abordagens críticas, preservar e proteger a Natureza.

Objetivando a troca de experiências e dinâmicas de ação que procuram intermediar o conhecimento e a reflexão através da comunicação, a Universidade Federal da Paraíba, e a Universidade Estadual da Paraíba têm o prazer de convidá-lo para o Primeiro Congresso Brasileiro de Literatura e Ecocrítica. Ensaios em Português, Espanhol e Inglês serão aceitos. O Congresso incluirá painéis acadêmicos, palestrantes convidados, workshops, sessões plenárias e atividades culturais.

Congresso terá grandes nomes estrangeiros da Ecocrítica

Os participantes do congresso terão oportunidade de assistir a conferências dos pesquisadores da Associação Norte-americana de Ecocrítica Scott Slovic e Kimberly Ruffin, além de prestigiar o britânico Robert Lee.
Scott Slovic é professor de Literatura e Meio Ambiente  e chefe do Departamento de Inglês da Universidade de Nevada nos Estados Unidos.Kimberly Ruffin leciona na Universidade Roosevelt em Chicago e tem publicação sobre ecoliteratura afro-americana que associa estudos afro-americanos e ecocríticos.

Robert Lee é professor da Universidade de Nihon em Tokio e professor visitante de universidades norte-americanas. Já publicou trinta livros entre eles títulos sobre multiculturalismo, estudos étnicos e africanos.

Os perfis completos dos conferencistas convidados e as informações para as inscrições e para apresentação de trabalhos  podem ser acessados neste site: http://www.ecocritica.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário