segunda-feira, 18 de junho de 2012

Trabalho de Professores de Geografia do Cursinho da UFPB foi agraciado com o Prêmio "Elo Cidadão" (UFPB - 2011)


A coordenação Geral do Curso Pré-Universitário Litoral Norte parabeniza os bolsistas desse projeto que apresentaram trabalhos no ENEX 2011. Dos 7 trabalhos apresentados, todos foram destacados com excelentes notas. Destes, 4 receberam a nota máxima: 10; e um deles, de autoria dos professores Sidnei e Josivando, foi agraciado com o Prêmio Elo Cidadão

PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO LITORAL NORTE/CCAE
Sidnei Felipe da Silva(1);Josivando Félix da Silva(1);Jocélio Coutinho de Oliveira(3); Luiz Fábio Alves Jalles(3); Lusival Antonio Barcellos(3)
Centro de Ciências Aplicadas e Educação/Departamento de Educação/FLUEX


RESUMO
Introdução
O presente trabalho apresenta como o ensino de Geografia no Curso Pré-Universitário Litoral Norte realizado pelo Centro de Ciências Aplicadas e Educação/CCAE, através da utilização de diferentes mídias visa contribuir para uma formação mais crítica e participativa dos alunos, pois hoje o acesso às informações e a velocidade com que estas são divulgadas são cada vez maiores, a nossa proposta vai de encontro ao pensamento de uma Geografia Humanística.
Objetivos
Essa prática de ensino objetiva que os vestibulandos desenvolvam a capacidade de compreender o conteúdo programático desta disciplina de maneira mais dinâmica, preparando-os de maneira mais adequada para ingresso no ensino superior.
Metodologia
 Como metodologias, buscamos ministrar aulas diferenciadas abordando os conteúdos de modo a estimular o interesse por esta Ciência, propondo um diálogo com o espaço mais próximo do aluno, seja local ou global. Utilizamo-nos dos mais diversos recursos, para tornar as aulas mais dinamizadas, o que denominamos de diferentes mídias são, a internet, programas em rádios comunitárias, programas na televisão, CD-Rom, filmes, documentários, músicas, entre outros.
Resultados
 Os resultados a serem alcançados, serão aferidos por meio de observação nas atividades propostas, interações orais e simulados. Significa que estamos no caminho certo, para que, cada vez mais, os alunos do curso pré-universitário do Litoral Norte, tenham sucesso não só nos exames seletivos de vestibulares e no ENEM, mais também em suas vidas.
Conclusão
É objeto de preocupação da geografia atual, entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais. E é por este caminho, que os professores de Geografia devem e precisam incentivar estes atores a buscarem e realizarem seus sonhos.
PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino. Geografia. Mídias.
Referências

ALMEIDA, R. D. A propósito da questão teórica metodológica sobre o ensino da geografia. IN: Prática de ensino em geografia. São Paulo: AGB – Marco Zero, 1991.

CALLAI, H. C. O ensino de geografia recortes especiais para análise. In: CASTRO-GIOVANNI, A. C. et al. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS/AGB Seção Porto Alegre, 2001.

CARLOS, E. J. (Org.). Educação e Visualidade: Reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário