segunda-feira, 23 de julho de 2012

UEPB - Campus de Monteiro implanta primeira Especialização do Brasil gratuita na área de Ciências Contábeis


Em mais um passo rumo ao futuro, o Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, sediado em Monteiro, estará implantando, de forma inédita, já no segundo semestre deste ano, a primeira pós-graduação oferecida para os Bacharéeis de Ciências Contábeis. A perspective, conforme anunciou o coordenador do curso, professor Gilberto Franco de Lima Júnior, é que a Especialização na área de Auditoria e Perícia Contábel comece a funcionar em setembro, com 20 vagas. “É com muita satisfação que vamos começar a primeira pós-graduação em Ciências Contábeis nessa área, sendo a primeira gratuita no Brasil”, disse.

As inscrições devem ser abertas entre os dias 29 e 30 de agosto, quando a coordenação volta a se reunir para debater a implantação da Especialização no Campus. De acordo com o professor Gilberto, o curso de Ciências Contábeis de Monteiro terá uma série de novidades no próximo semestre. Graças às condições favoráveis criadas pela Reitoria, a coordenação do curso pôde investir na implantação de novas linhas de pesquisas que permitirão aos alunos avançar ainda mais nos conhecimentos na área.

A pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil - especialização lato sensu – deve reunir em seu conteúdo programático assuntos como “Introdução ao estudo da auditoria”, “Origem e Conceito de auditoria”, “Modalidade de auditorias”, “Normas em vigor”, “Exigências éticas em uma auditoria de demonstrações contábeis”, “Planejamento”, “Controle interno e Ferramentas Contábeis”, “Cálculos econômico-financeiros e aplicações”.

Os avanços no curso de Contabilidade do Campus de Monteiro não se resumem apenas a implantação da pós-graduação na área. A perspectiva é que, já na volta do recesso, estejam em funcionamento quatro linhas de pesquisas na parte de reflexo Sócio Econômico, Empreendedorismo, Custos e Teoria da Contabilidade. “São as novas linhas de pesquisa que estarão em funcionamento, juntando com o projeto politico-pedagógico do curso de Ciências Contábeis da UEPB”, explicou o director do Centro.

Com a mesma visão de futuro da UEPB, o professor Gilberto Franco garante que o mundo globalizado exige muito dos contadores, que precisam buscar novos conhecimentos. Gerir o patrimônio social das empresas, segundo ele, requer responsabilidade. “É uma profissão que está cada vez mais sendo requisitada no âmbito public, com as exigências da legislação em vigor e, também, a exigência do mercado competitivo”, observou.

Gilberto Franco destaca que os contadores têm uma visão ampla na área de gestão, tanto na parte de administração como econômica e, principalmente, na parte de contabilidade, sendo fundamentais para o funcionamento de uma empresa. A figura do contador ajuda as empresas a se manterem no Mercado, mesmo enfrentando concorrências fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário