sábado, 22 de setembro de 2012

CONSEPE - UFPB Define calendário de reposição das aulas do Campus IV - Litoral Norte


Conselho definiu reposição de aulas para o Campus IV - Litoral Norte que tem calendário especial:

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, por intermédio da Coordenação de Escolaridade (Codesc)  aprovou,  na  última reunião, os calendários referentes a reposição de aulas do segundo período de 2011 e  o primeiro período letivo de 2012 do Campus do Litoral Norte, que compreende os municípios de Mamanguape e RioTinto.

De acordo com o calendário, a duração do período de reposição das aulas do segundo semestre de 2011 será de 20 dias e vai de 17 de setembro a 15 de outubro.  De 16 a 23 de novembro serão realizados os exames finais.

As aulas do primeiro período de 2012 começam no dia 29 de outubro e prosseguem até 21 de dezembro. A partir do dia 22 a UFPB entra em recesso natalino e as férias de regulamentares até o dia 15. Os estudantes retornam em 16 de janeiro, continuando o primeiro período de 2012 até 26 de março de 2013.

O período reservado para a matrícula automática dos novatos referentes ao 2012.2 ocorrerá no dia 8 de abril através da Coordenação de Escolaridade (CODESC). As matrículas para os alunos veteranos ocorrerão de 10 a 14 abril online ou na coordenação de cada curso. As aulas do segundo período de 2012 estão programadas para 15 de abril.

O período de 15 a 20 de abril será destinado a ajuste de matrículas nas coordenações de curso e no dia 29 matrícula para aluno especial.

Outras informações e esclarecimentos sobre o calendário do Campus do Litoral Norte na pagina da Pró-Reitoria de Graduação no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/prg/

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Curso de Pedagogia da UFPB (Campus IV - Litoral Norte) - Ganha Selo de Certificação


O curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, em Mamanguape - foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará na publicação GE Profissões Vestibular 2013, que passa a circular nas bancas a partir do dia 25 de outubro de 2012.
Esse curso já tinha recebido a nota máxima na última avaliação do MEC. O desafio, agora, é manter a qualidade do curso e avançar ainda mais, criando no campus IV um mestrado na área de Educação.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

As aulas serão reiniciadas segunda-feira na UFPB


Após quase 4 meses, professores da UFPB votam pelo fim da paralisação


No total, 268 docentes votaram pelo fim da greve. Aulas serão reiniciadas na próxima segunda-feira (17).


Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram em assembleia nesta quarta-feira (12) pelo fim da paralisação, que chegou muito perto de completar quatro meses de duração. Durante a votação, 268 professores votaram pelo fim da greve, enquanto apenas 25 votos foram pela permanência da paralisação e houve ainda 5 abstenções.

No campus de Bananeiras, 36 professores votaram pelo fim da greve e nenhum contra. Já em Areia, 12 votos foram pelo fim, 18 foram contra o fim do movimento e duas abstenções foram registradas.

As mudanças no calendário só serão feitas na próxima reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que deve acontecer no próximo dia 20. As aulas terão início mesmo sem que o calendário seja remanejado com as novas datas de aulas, que serão repostas, provas e pesquisas.

Segundo as informações passadas pela assessoria de imprensa da Sindicado dos Docentes da UFPB (AdufPB), as aulas já terão indício na próxima segunda-feira (17). “Todos os serviços serão reiniciados imediatamente, como graduação, pós-graduação e ensino à distância”.


Os docentes da UFCG decidiram, em assembleia na manhã desta quarta-feira (12), suspender a greve a partir da próxima segunda-feira (17) e retomar as aulas no dia 24. O espaço de tempo de uma semana entre o fim da greve e o reinício das aula se deve aos encontros que os professores terão com as pró-reitorias para definir o novo calendário de aulas pós-greve. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (AdufCG), a ampla maioria dos professores votaram a favor da suspensão, com apenas 20 votos contrários ao fim da greve.

Servidores

Os servidores da Universidade Federal da Paraíba decidiram no dia 21 de agosto pelo término da greve. Eles aceitaram a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho no dia 27 do mesmo mês. A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.

G1PB

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os Professores e Pesquisadores Lusival Barcellos e Eliane Farias lançam livro sobre o povo Tabajara no Centro Cultural Fênix em Mamanguape-PB

Autores: Eliane Farias e Luival Barcellos

O professor Dr. Lusival Antonio Barcellos e A Professora Eliane Farias lançaram, no dia 30 de agosto de 2012, no Centro Cultural Fênix, às 19horas, o livro: Memória Tabajara - Manifestação de Fé e Identidade Étnica.
Prestigiaram o evento, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica da região e do ensino Superior da Paraíba e do Rio Grande do Norte, familiares, amigos e demais convidados.
O livro é resultado da dissertação de mestrado da professora Eliane Farias, orientada pelo professor Lusival Barcellos e resgata a memória da nação indíjena Tabajara da Paraíba, que há mais de um século não possuia registro em documentos históricos.
O prefácio do livro é do professor Dr. Estevão Palitot que esteve no lançamento e abrilhantou os discursos da noite. Segundo o professor Estevão, o povo Tabajara, assim como muitas nações indíjenas brasileiras, sofre as consequências de uma política imperial, do tempo do Brasil Império, de silenciamento do indíjena.
Professor Dr. Estevão Palitot

Diversos descendentes dos Tabajara da Paraíba estiveram presente na ocasião e reafirmaram o discurso do texto publicado. No final dos discursos, a palavra foi facultada e diversos professores, amigos e parentes da professora Eliane testemunharam sua luta para a realização do sonho de concretização do mestrado.
Liderança do Povo Tabajara

O evento terminou com um coquetel servido aos presentes que macissamente compraram o livro e solicitaram o autógrafo dos autores ao som do grupo show "MPB - Raízes" de Eduardo, aluno do Curso de Pedagogia da UFPB Litoral Norte.

sábado, 1 de setembro de 2012

UFPB divulga novos prazos para os Processos Seletivos 2013


Os editais estão no site da Coperve e foram republicados com modificações nos itens que tratam do prazo final para o encerramento das inscrições.


A Pró-Reitoria de Graduação e a Comissão Permanente do Concurso Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (PRG/COPERVE/UFPB) divulgou novos prazos para os Processos Seletivos 2013 da UFPB.
 
Os Editais números 031/2012, 032/2012 e 033/2012, estão disponíveis no sitewww.coperve.ufpb.br, referentes respectivamente ao PSS 2013, ao PS 2013 para os cursos de graduação em Música, Teatro, Artes Visuais e Tradução, bem como ao PS 2013 para os cursos sequenciais em Música (Música Popular, Regência de Bandas e Fanfarras), foram republicados com modificações nos itens que tratam do prazo final para o encerramento das inscrições.
 
O último dia de inscrição aos três Processos Seletivos citados será 5 de setembro de 2012 e o último dia para pagamento da GRU referente à taxa de inscrição será 6 de setembro de 2012.
 
As modificações decorrem das seguintes razões:
 
a) Comunicação do Banco do Brasil à COPERVE informando que o próximo dia 28, inicialmente previsto como último dia para o pagamento da GRU, será feriado bancário (Dia do Bancário).
 
b) A empresa gráfica vencedora do Pregão Eletrônico para a impressão dos Manuais do Candidato, situada na cidade de Curitiba, fez a previsão de entrega dos Manuais para o próximo dia 27.
 
A COPERVE informa também que os candidatos inscritos poderão receber o Manual do Candidato até 16 de novembro de 2012, mediante apresentação do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, na sede da COPERVE em João Pessoa ou nas representações da COPERVE nos campi de Areia, Bananeiras e Mamanguape.
 
O envio do Manual para os candidatos que optaram por recebê-lo em casa via Correios, será providenciado na primeira quinzena de setembro.
 
Mais informações pelo telefone (83) 3244-1580. 
 
Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com iformações da COPERVE