segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSS (UFPB) terá suas inscrições reabertas e as provas da 1ª fase deverão ser em janeiro


 A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai reabrir as inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2013. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (26) pela reitoria da instituição, durante reunião com o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), João Lins, que confirmou que haverá também o ajuste de inscrição dos mais de 41 mil candidatos já cadastrados no processo. A mudança é para adequar a instituição à Lei das Cotas. Com isso, as provas da primeira fase, que estavam propostas pela Coperve para os dias 16 e 17 de dezembro, podem ser adiadas até para janeiro. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reúne na próxima quarta-feira, para aprovar as mudanças e o novo edital.

Segundo o presidente da Coperve, a necessidade de abrir novas inscrições foi alertada pelo procurador jurídico da universidade, João Messias, que apontou uma determinação da Advocacia Geral da União (AGU), no sentido de que as instituições deveriam refazer seus editais incluindo essa reabertura, a fim de dar a oportunidade também àqueles que não haviam se inscrito anteriormente, mesmo que não sejam cotistas. “Quando propusemos o PSS para dezembro, não sabíamos dessa necessidade de abrir novas inscrições. Agora a gente vai ter que aguardar essas definições, para poder marcar a data oficialmente”, disse. 

João Lins explicou que, só depois que o Consepe se reunir e o reitor aprovar as resoluções, a Coperve terá condições de solicitar ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFPB, para que faça a adequação do sistema informatizado, que dá conta das inscrições do PSS. “Fazendo isso, podemos fechar um edital, estabelecendo o novo período de inscrições e reajustes, além das novas datas das provas”, afirmou.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB - seleciona para Mestrado e Doutorado em Educação




As inscrições estarão abertas de 5 a 9 de novembro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I João Pessoa, publicou o edital de abertura do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação com área de concentração em Educação.
De acordo com informações do Centro de Educação, as inscrições estarão abertas de 5 a 9 de novembro, na Secretaria do PPGE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

As linhas de pesquisas que constituem o PPGE são as seguintes, de acordo com o edital: Linha 1 – Educação popular; Linha 2 – História da educação; Linha 3 – Processos de ensino-aprendizagem; Linha 4 – Políticas educacionais; Linha 5 – Estudos culturais da educação.
Poderão concorrer ao Processo Seletivo para o Curso de Mestrado em Educação graduados em curso superior de Pedagogia ou outras licenciaturas e graduados em outras áreas de conhecimento, exigindo-se, neste último caso, no mínimo dois anos de experiência comprovada no campo da Educação.
Serão admitidas inscrições de concluinte de graduação desde que apresente documento comprobatório de conclusão de curso até a matrícula prévia no Programa. Poderão concorrer ao Processo Seletivo para o Curso de Doutorado, além de Mestres em Educação, Mestres em outras áreas afins (ciências humanas e/ou ciências sociais) e Mestres de outras áreas de conhecimento, exigindo-se, neste último caso, no mínimo três anos de experiência comprovada no campo da Educação.
Para efeito de comprovação de experiência no campo da educação, considera-se: Experiência de ensino escolar formal da educação básica e/ou superior; Experiência em atividades de pesquisa, gestão e assessorias no campo da educação; Experiência de educação não formal (movimentos sociais e/ou ONGs).
O número de vagas oferecidas para o Curso de Doutorado é de 36 vagas, e para o Mestrado, 62 vagas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3216-7702 e 3216-7140.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias

Comunicado da COPERVE: suspensão de calendários


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO
PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR E D I T A L Nº 043 / 2012 PROCESSOS SELETIVOS 2013

                          SUSPENSÃO DE CALENDÁRIOS
         A Universidade Federal da Paraíba, através da Comissão Permanente do Concurso Vestibular – COPERVE, torna público que, face à recente edição da Lei nº 12.711, de 29/10/2012, do Decreto nº 7.824, de 11/10/2012, e da Portaria Normativa MEC nº 18, de 11/10/2012, referentes a novas normas sobre reserva de vagas, ficam suspensos os calendários do PSS 2013, do Processo Seletivo 2013 para os cursos de graduação em Música, Teatro, Artes Visuais e Tradução, bem como do Processo Seletivo 2013 para os Cursos Sequenciais em Música. Depois que a UFPB, através de seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, adequar suas normas sobre ingresso por reserva de vagas à nova legislação, serão publicados novos editais relacionados aos citados processos seletivos, com a devida atualização de calendários. Comissão Permanente do Concurso Vestibular - COPERVE, em João Pessoa, 23 de outubro de 2012.

sábado, 20 de outubro de 2012

PSS 2013 pode ter suas datas alteradas em virtude da Lei de Cotas Sociais


Datas poderão sofrer alteração devido a mudanças relacionadas à aplicação da Lei de Cotas na UFPB

 

A aplicação da Lei de Cotas Sociais, determinada pelo governo federal para ingresso nas universidades públicas federais, poderá provocar mudanças na data de provas do Processo Seletivo Seriado (PSS-2013) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As provas estão marcadas para os dias 18 e 19 de novembro e 16 e 17 de dezembro deste ano, mas só devem acontecer após adequação das atuais regras previstas no edital do concurso às normas divulgadas esta semana pelo Ministério da Educação, segundo informações do pró-reitor de graduação da universidade, Valdir Barbosa Bezerra.

Os estudos para adequação às novas normas estão sendo discutidos pela pró-reitoria de graduação da instituição e devem ser concluídos ainda esta semana. Com a finalização dos estudos, as novas regras deverão ser encaminhadas para aprovação no Conselho Superior Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O que pode acontecer até o final do mês ou a primeira semana de novembro. Após as adequações, segundo Valdir Barbosa, ainda deverá ser necessário conceder prazo para que as pessoas que passarem a ter direito às vagas reservadas possam fazer esta opção.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

15 de outubro - O Dia do PROFESSOR


15 de outubro de 2012

Mestre,
É assim que posso te chamar.
Pois você me ensinou tantas coisas,
Ajudou-me dar tantos passos.
Talvez você ache que apenas fez o básico,
Mas para mim você fez o essencial para
Que eu pudesse dar meus passos firmes.
Você me ensinou que cada pergunta
Pode ter mais de uma resposta,
E que a resposta a escolher é aquela
Que mais nos faz bem.
Você foi mais que um professor,
Foi um amigo, foi meu guia...
E sei que isso não é possível de se esquecer.
Te desejo...
FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!
(autor desconhecido)

Prof. Emerson Felipe 
Prof. Sidnei Felipe

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Secretaria de Estado da Educação - PB abre 2.000 vagas para Professores

   
O Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria de Estado da Administração, em contrato firmado com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC, tornam público o presente Edital de Concurso de Provas Objetivas e Títulos, para o ingresso no Cargo de Professor de Educação Básica 3 da Carreira do Magistério Estadual (www.paraiba.pb.gov.br/educacao).
Serão oferecidas 2.000 vagas distribuídas por municípios. O Regime Jurídico será o Estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba, Lei Complementar nº. 58, de 30 de dezembro de 2003.
Das Vagas:
Nível Superior: Professor da Educação Básica 3 - Arte (20), Biologia (186), Educação Física (60), Física (178), Geografia (244), História (216), Língua Inglesa (170), Língua Portuguesa (348), Matemática (400), Química (178).
A remuneração inicial para o cargo de Professor de Educação Básica 3 é de R$ 1.222,53 para carga horária de 30 horas semanais, conforme o disposto no artigo 15 da Lei nº. 7.419, de 15 de outubro de 2003, alterada pela Lei nº. 8.718, de 06 de dezembro de 2008.
Das Inscrições:
As inscrições para o concurso público serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no período entre às 9h do dia 10 de outubro até às 23h59min do dia 8 de novembro de 2012, (horário de Brasília), no endereço eletrônico www.ibfc.org.br.
O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 70,00.
A partir do dia 19 de novembro de 2012, o candidato poderá conferir, no site do IBFC, a homologação de sua inscrição. Caso sua inscrição não tenha sido homologada, o candidato deverá entrar em contato com o IBFC para obter esclarecimentos.
O IBFC disponibilizará plantão de atendimento para esclarecimentos de dúvidas por meio do telefone (11) 4701-1658 ou do endereço eletrônico, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 9h às 17h30min (horário de Brasília).
O presente concurso será composto de 2 fases:
  • Provas Objetivas; e
  • Avaliação de Títulos.
O Edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de prestação das provas será publicado, na data provável de 3 de dezembro de 2012, no Diário Oficial do Estado, e no site.
As provas objetivas estão previstas para o dia 9 de dezembro de 2012. Havendo alteração de data, será informada a nova data na imprensa e no site, constando local, data e horário das provas. As provas serão realizadas no Estado da Paraíba, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
O resultado final do concurso será homologado pela Secretaria de Estado da Administração, publicado no Diário Oficial do Estado e disponibilizado no site do IBFC.
As convocações para provimento das vagas serão feitas por publicação no Diário Oficial do Estado.
O concurso público terá validade de 6 meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Pública Estadual, a contar da data da publicação oficial de sua homologação.
Fonte: PCI

sábado, 6 de outubro de 2012

Bolsistas do Cursinho da UFPB - LN viajam a passeio para PIPA-RN

Passeio à beira mar em Pipa-RN


A coordenação Geral do Cursinho da UFPB LN proporcionou neste último fim de semana (29 e 30 de setembro), uma viagem para os professores e coordenadores do cursinho. O local escolhido foi à praia de Pipa no Rio Grande do Norte.
O clima foi de total descontração e alegria da viagem até a chegada. Ao chegarmos fomos acolhidos pelo Professor Lusival e sua esposa a Professora Eliane que nos esperavam com um belo jantar de boas vindas. 
Idealizador do Projeto Prof. Dr. Lusival e sua esposa Eliane


Mas o que mais impressionou a galera foi o acampamento. 
Logo depois, uma roda de violão animou a galera, enquanto chegava a hora de curtir a noite de Pipa.
Tendo a lua como testemunha ocular da nossa empolgação, saímos para conhecer os cantos e encantos de Pipa. A diversidade é enorme. Bares com os mais variados ritmos e estilos que iam desde o Rock a MPB. Além disso, a mistura de luzes e cores criou um ambiente propicio a diversão.
A galera do cursinho se reuniu num bar ao som de muita música eletrônica e dançou até altas horas. 
No dia seguinte, uma galera decidiu experimentar o passeio de barco e ver mais de perto o azul sem igual daquele mar.
Outros decidiram conhecer as pedras que rodeiam Pipa e o aconchego de seus bares e restaurantes da orla.
Por volta das 15:00 horas do domingo, voltamos com o sorriso no rosto e a certeza de que a praia de Pipa é sem dúvida um recanto de belezas e alegrias diversas.
Parabéns a todos que fazem o Cursinho da UFPB LN e que fizeram desse momento um momento de pura confraternização, alegria e diversão.

A galera se preparando para o passeio de barco
Os professores animados para o passeio de barco

Passeando pela bela praia

Subindo nas belas pedras que adornam esta linda praia
Curtindo este belo litoral
Praia do Amor em Tibau do Sul

A Coordenação

Mensagem do prof. Lusival:

"Aos que foram para PIPA só ficou o gostinho de quero MAIS! 
Pena que foi pouco tempo. 
A gente nem chegou e acabou....
 O mais importante  são as LEMBRANÇAS e as MEMÓRIAS que levaremos desse dia para toda vida.
UM DIA DE LUA CHEIA, ACAMPEI EM PIPA, NA PRAIA DO AMOR! 
Fantástico!!!"


Departamento de Ciências Exatas publica edital de Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental



A Coordenação do  Curso de Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental, no uso de suas atribuições e, considerando a Resolução CONSEPE nº 18/2012 de 24 de maio de 2012, torna público abertura de inscrições à seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação Latu Senso (Especialização) em Matemática para o Ensino Fundamental para ingresso no ano de 2012.

Poderão inscrever-se no processo seletivo  portadores de diploma de Graduação em Pedagogia e/ou Matemática devidamente autorizado e reconhecido pelo órgão competente.
Os documentos necessários para a inscrição são os seguintes:
a) Fotocópia do Diploma de Graduação autenticada ou acompanhada do original.
b) Currículo Profissional documentado.
c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso acompanhada do original.
d) Fotocópias da Carteira de Identidade e CPF autenticadas ou acompanhadas do original.
e) Duas fotos 3×4.
f) Carta de Intenção de participação no Curso de Especialização, destacando o interesse na área e as contribuições do curso para sua prática docente (mínimo de uma lauda),.
g) Formulário de inscrição devidamente preenchido, impresso e assinado pelo candidato.
A documentação deverá ser entregue na Secretaria do Curso de Especialização, no Departamento de Ciências Exatas – DCE, no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - Unidade Rio Tinto, da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, Av. da Mangueira, s/n, Centro, Rio Tinto/PB, Telefone: (83) 3291-1212, Ramal 4212, no período de 01/10 a 15/10 de 2012, de segunda a sextafeira, das 16h30 às 21h30.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PPGEMA inicia as inscrições para Mestrado em Ecologia

Campus IV - Litoral Norte
Unidade de Rio Tinto-PB

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA),  no uso de suas atribuições e de acordo com o estabelecido na Resolução de Programas de Pós-Graduação  da Universidade Federal da Paraíba torna público o  presente Edital que estabelece as normas do Processo Seletivo 2012.2 para nível mestrado.
As inscrições para o Processo Seletivo PPGEMA  2012.2 deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, de segunda a sexta-feira entre 22 a 26 de outubro de 2012 entre  09 h e 12 h, na secretaria do PPGEMA, localizada no endereço seguinte:
Universidade Federal da Paraíba
Campus IV (Litoral Norte)
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Rua da Mangueira, s/n
Centro, 58297-000 - Rio Tinto, PB - Brasil
Telefone: (83) 32911528
As inscrições poderão ser realizadas também pelo correio, desde que sejam encaminhadas ao endereço da secretaria do PPGEMA via SEDEX, obrigatoriamente acompanhadas de Aviso de Recebimento – AR, com data de postagem respeitando a data limite do encerramento das inscrições (26/10/2012). Caso os correios continuem em greve, até 16/10/2012 os documentos referentes a inscrição poderão ser enviados para o email do PPGEMA (ppgemaselecao@gmail.com) em formato PDF.  As solicitações de inscrição enviadas por correio e não recebidas até a data de 05/11/2012, serão desconsideradas.

COPERVE divulga a oitava lista dos classificados para o PSS 2012


Os novos classificados devem efetuar o cadastramento obrigatório nos dias 9 e 10 deste mês, das 8h às 12h e das 14h às 17h na CODESC, Campus I
A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou a oitava lista com novos candidatos classificados no Processo Seletivo Seriado (PSS-2012) em decorrência do não preenchimento de vagas no cadastramento anterior do Edital nº 025/2012 de acordo com as resoluções do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB.
Os novos classificados devem efetuar o cadastramento obrigatório nos dias 9 e 10 deste mês, das 8h às 12h e das 14h às 17h na Coordenação de Escolaridade (CODESC) situada no térreo da Reitoria no Campus de João Pessoa, qualquer que tenha sido o período letivo o qual tenham sido classificados.
Para efetuar o cadastramento obrigatório o candidato deverá imprimir e preencher a ficha de cadastro individual, que estará disponível na internet no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br.
No local de cadastramento, o universitário deve portar a ficha de cadastro preenchida e assinada, bem como o original e a cópia autenticada dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou casamento; comprovante de votação na eleição de 2012; prova de quitação com o Serviço Militar para homem; certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, ou diploma de curso de graduação em curso superior, no caso de candidato classificado pela concorrência geral; certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, reconhecidos pelo órgão público competente, no caso de candidato classificado na modalidade de reserva de vagas.
Na ficha de cadastro individual, o candidato classificado em vaga destinada a preto (negro ou pardo) confirmará sua condição étnico racial, declarada na ocasião da sua inscrição no processo seletivo.
O candidato que não comparecer aos setores competentes para realizar o cadastramento, pessoalmente ou através de procurador, ou não apresentar a documentação exigida no prazo perderá o direito aos resultados obtidos no PSS-2012.
Os candidatos serão informados no ato do cadastramento, sobre a matrícula em disciplinas.
Informações e esclarecimentos mais detalhados no Edital nº 41/2012 da Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.brou através do telefone (83) 3244-1580.
Fonte:  Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cursinho da UFPB - LN realizou nos dias 28 e 29 de setembro o SIMULADO do ENEM


O Cursinho da UFPB - Litoral Norte realizou nos dias 28 e 29 de setembro de 2012 uma prova simulando o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), intitulado SIMULADO do ENEM. A aplicação deste simulado ocorreu nos 22 Polos de atuação do Cursinho, todos alunos que se inscreveram para o simulado receberam um Caderno de Questões, contendo 90 questões objetivas; a Prova de Redação; o Cartão Resposta; e a Folha Resposta de Redação. A prova  teve inicio às 08:00 e terminou às 13:30, os Professores e Coordenadores de Polos aplicaram as provas e realizaram a tarefa de fiscalizar os alunos, a Coordenação Geral visitou alguns Polos: Mamanguape, Rio Tinto, Jacaraú, Capim, Cuité e Marcação. 

Alunos do Polo de Rio Tinto-PB

Já se encontram no site do Cursinho os gabaritos para que os alunos possam consultar e ver quantas questões acertaram, a Coordenação Geral vai se reunir para a Correção da Prova de Redação, e o resultado final do SIMULADO do ENEM será divulgado ao término das correções das redações.
Alunos do Polo de Marcação-PB

São estas as iniciativas do Cursinho da UFPB-LN, que através deste grandioso projeto de inclusão social visa dar mais oportunidades aos alunos de escolas públicas e de baixa renda para realizarem o sonho de entrarem no Ensino Superior.

Alunos do PET (Programa de Educação Tutorial - CCAE)
Aldeia Grupiuna em Marcação-PB


Mensagem do Prof. Dr. Lusival Barcellos:
Prof. Lusival - Idealizador do Projeto


"Queria parabenizar toda equipe pelos esforços que foram feitos pelos professores, coordenadores e coordenação geral para a realização do SIMULADO DO ENEM!  VALEUUUUU GALERA!
Eu estive presente na Aldeia Grupiuna, junto com toda a Equipe do PET. Estávamos em doze pessoas para dar um grande MOTIVAÇÃO nos FERAS do ENEM.
São momentos únicos que MARCAM as pessoas e que motivam para ACREDITAREM que são capazes de entrar no ENSINO SUPERIOR.
Fiquei sabendo de muitas histórias POSITIVAS que aconteceram no SIMULADO.
Quero agradecer a cada um que deu a sua contribuição nessa jornada.
Convoco a todos para darmos todo GÁS nessa reta final. A HORA É AGORA!''

Forte abraço,

Lusival 

Mais informações e gabaritos em: http://www.ccae.ufpb.br/cursinho/

terça-feira, 2 de outubro de 2012

PROLING - UFPB: abre vagas para Mestrado e Doutorado



Inscrições para Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Linguística, Campus de João Pessoa, podem ser feitas até 19 de outubro
Estão abertas até o dia 19 de outubro as inscrições para o Exame de Seleção para Admissão ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (Proling/UFPB), em nível de Mestrado e Doutorado, com validade para o primeiro semestre de 2013. São 30 vagas para o Mestrado e 22 vagas para o Doutorado, distribuídas entre seis linhas de pesquisa: 1) Diversidade e Mudança Linguística; 2) Linguagem, Sentido e Cognição; 3) Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico; 4) Linguística Aplicada; 5) Discurso e Sociedade; 6) Oral/Escrito: Práticas Institucionais e Não-Institucionais.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB, Regina Celi Pereira, lembra que o Exame de Seleção ocorrerá havendo pelo menos 01 (um) candidato inscrito em cada nível. O edital do Exame de Seleção, na íntegra, bem como outras informações no site www.cchla.ufpb.br/proling. O telefone do Proling é o (83) 3216.7745.
Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho