quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Professor Especialista em Tubarões explica a ocorrência destes predadores na costa paraibana

Tubarão capturado na Praia da Penha 

Depois da divulgação de um vídeo na internet da captura de um tubarão por banhistas na praia da Penha, em João Pessoa. O ClickPB entrevistou, na manhã da terça-feira passada (30/07/2013), o pesquisador da UFPB e especialista em tubarões e arraias, Prof. Dr. Ricardo Rosa, para esclarecer o aparecimento destes animais na orla paraibana.

De acordo com o especialista, o aparecimento de Tubarões junto à praia é comum , porque existem algumas espécies costeiras, mas não oferecem riscos. "Na Paraíba tem apenas um incidente registrado com tubarões no século 20, na praia do Bessa", destacou.

"Os tubarões Tigre e Martelo são comuns na costa paraibana porque suas fêmeas vêm parir em águas rasas, e não é novidade sua captura nas praias", frisou o professor referindo-se ao vídeo postado na internet. E ainda acrescentou, o que está acontecendo agora é a facilidade de divulgação nas mídias.

Durante o período das chuvas pode ter mais ocorrência do que em outros períodos do ano, segundo o especialista. Ele explicou que algumas espécies de tubarões  são atraídas por águas salobras , por isso ele deu algumas recomendações aos banhistas:

*Não se afastar da costa.
*Evitar banhos durante a maré alta.
*Evitar banhos no final da tarde
*Ficar atentos às placas de sinalização, advertindo sobre os riscos de tubarões.

Ainda ressaltou, que os ataques ou incidentes com tubarões podem ser fatais. Todavia em números estatísticos, as ocorrências com esses animais são relativamente baixos em relação a outras espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário