domingo, 15 de setembro de 2013

Geógrafos de Rio Tinto apresentam suas pesquisas no ENPEG - 2013

15 a 19 de setembro de 2013
Neste dia 15 de setembro ocorre a Conferência de abertura do ENPEG - 2013, que será realizado em João Pessoa/PB, com suas atividades distribuídas pelo Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estação Ciência e Centro Histórico, além das atividades de trabalhos de campo a serem realizados em locais diversos.
Neste domingo além do credenciamento dos participantes do evento, teremos a apresentação da orquestra Infantil da Paraíba e a Conferência de Abertura "Proposta do ensino geográfico para o século XXI" com o Prof. Dr. Xosé Manuel Souto González (Universitat de Valência/ESPANHA).
Nos próximos dias do evento os Grupos de Trabalhos (GT's), as Mesas Redondas, os Trabalhos de Campo e Atividade Cultural. Os principais nomes do ensino de geografia do Brasil estarão no evento como: Lana de Souza Cavalcanti (UFG), Nídia Nacib Pontuschka (USP), Vânia Vlach (UFU), Helena Copetti Callai (UNIJUÍ), Ivaine Tonini (UFRGS), Dirce Maria Antunes Suertegaray (UFRGS).

E dois geógrafos de Rio Tinto-PB, estão inscritos para participar deste grandioso evento da Educação Geográfica, são os professores Leandro da Silva Ramos e Sidnei Felipe da Silva que apresentarão suas pesquisas sobre o "Ensino de Geografia em Terras Indígenas Potiguara".
Geógrafos Leandro da S. Ramos e Sidnei F. da Silva
As pesquisas dos professores Leandro e Sidnei tem como objeto de estudo as Escolas Estaduais Indígenas situadas nas Aldeias Indígenas Potiguara de Monte-Mór e Jaraguá do município de Rio Tinto-PB.
Os trabalhos dos professores/pesquisadores estão incluídos para a apresentação do GT "Ensino de Geografia e multiculturalidade" com a Coordenação do Prof. Renato Emerson (UFRJ). Segue o link do evento:http://enpeg2013.com.br/

Abaixo temos os resumos dos trabalhos aprovados para apresentação no ENPEG dos geógrafos Leandro e Sidnei:

ETNOGEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS INDÍGENAS POTIGUARA COMO RECURSO DIDÁTICO
PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA


Leandro da Silva Ramos
Graduado em Geografia
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Sidnei Felipe da Silva
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)



Resumo

O presente trabalho discute a música indígena como recurso didático para o ensino de Geografia na escola, tendo como referência a Educação Diferenciada. A abordagem da música como metodologia de ensino nas escolas de educação diferenciada dos Potiguara irá contribuir em dois sentidos: – Facilitar o ensino aprendizagem de temáticas geográficas; – Preservar a identidade étnica e cultural desta etnia. A música indígena é de suma importância para os Potiguara, pois, ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço desses povos. As melodias indígenas potiguaras têm temáticas significativas para a geografia escolar: tais como: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), a sabedoria do seu povo, etc. Tendo como referência essas questões, esse trabalho discute a inerência da música no cotidiano das populações indígenas, especialmente os Potiguara, tendo em vista as relações que esses povos estabelecem com o espaço e são reproduzidas em sua musicalidade. A partir desse dado, indicamos a necessidade de uma abordagem dessa musicalidade na educação diferenciada desses povos. Diante deste contexto, passamos a falar da etnogeografia. A partir dessa abordagem, acreditamos que possamos contribuir para melhorar, ampliar, valorizar, mudar antigas práticas pedagógicas na sala de aula para, juntos, construirmos um conhecimento que valorize a identidade étnica e cultural deste povo e facilite o ensino aprendizagem de conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Músicas Indígenas; Etnogeografia.



O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TERRAS INDÍGENAS
POTIGUARA DE RIO TINTO-PB


Sidnei Felipe da SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Geografia em terras indígenas do povo Potiguara, tendo como referência a Educação Escolar Indígena. A abordagem da geografia e a sua metodologia de ensino nas escolas de educação diferenciada dos Potiguara pode e deve contribuir  significativamente para preservar a identidade étnica e cultural destes povos. A geografia é de suma importância também para os Potiguara, pois, ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço e a territorialidade desses povos. Sendo as temáticas mais significativas para a geografia e para o ensino de geografia nas aldeias Potiguara: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), a questão socioambiental e a valorização da sabedoria do seu povo. A partir dessa abordagem, acreditamos que a geografia tem como contribuir para melhorar, ampliar e valorizar o conhecimento que os índios já possuem em relação ao seu território, estabelecendo uma relação entre o ensino de geografia e o etnomapeamento das terras indígenas Potiguara como instrumentos que valorizem a identidade étnica e cultural destes povos e facilitem o ensino aprendizagem de conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Terras Indígenas Potiguara; Etnomapeamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário