quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

12º ENPEG será realizado em João Pessoa-PB


12º  Encontro  Nacional  de  Práticas  de  Ensino  de  Geografia
Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão
João Pessoa - PB, de 15 a 19 de Setembro de 2013
Universidade Federal da Paraíba - UFPB 

    Em 2013 o ENPEG será realizado em João Pessoa-PB. O evento reúne a comunidade acadêmica em torno das questões relacionadas ao ensino de geografia em diferentes dimensões, tendo se tornado um dos principais espaços para discussão de professores, estudantes e pesquisadores da área. Considerando que em 2013, o evento irá para a sua décima segunda edição, faz-se necessário, estabelecer uma reflexão acerca do ensino de geografia nesse espaço, cabendo dessa forma, alguns questionamentos: qual tem sido o enfoque de discussão do ENPEG a partir de 2000? Quais os avanços e as discussões mais relevantes que foram sistematizados no evento? Qual a posição das diferentes regiões do país e das instituições de ensino superior em relação às questões que norteiam o ensino de geografia em suas diferentes dimensões?

*  SEGUNDA  CIRCULAR *
Em virtude do novo calendário acadêmico aprovado na UFPB após a Greve das IFES, comunicamos
MUDANÇA NAS DATAS das nossas atividades e segue o período para envio dos trabalhos. A
programação permanece a mesma enviada na primeira circular, conforme quadro abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

Apoio Institucional:
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)  -
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Conselho Nacional
de Pesquisa (CNPq) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)
Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Adailza Martins de Albuquerque (CE/UFPB)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

II ENECO em Rio Tinto-PB (Campus IV - UFPB)



Inscrição de mini-cursos

Pessoal,

Já estão liberadas as inscrições para os mini-cursos do II ENECO-PB.

As inscrições para participação nos mini-cursos deverão ser realizadas preenchendo-se o formulário que se encontra aqui em nosso site (clique aqui) e enviando-se comprovante de pagamento do valor referente às atividades para o e-mail enecopb@hotmail.com indicando no assunto da mensagem que se trata de informação sobre mini-curso.

O depósito dos valores referentes as inscrições nos cursos (R$ 15,00 - quinze reais) deverá ser feito na mesma conta disponibilizada para a inscrição no evento.



Alteração de palestra

Pessoal,


Informamos que a temática da palestra da professora Micheline de Azevedo Lima que seria sobre a extensão universitária foi alterada para o temaSaúde Ambiental: uma necessidade .

Essa alteração teve como finalidade ajustar a atividade à linha de pesquisa e extensão que a professora vem desenvolvendo com sucesso nos últimos anos.


Devido ao recesso natalino e às férias docentes, não fechamos todas as atividades do evento. Com o retorno das aulas na próxima semana, esperamos finalizar a grade para divulgação ao público.

Abraços a todos e aguardamos sua inscrição e o envio de seus trabalhos para o evento.


Normas de envio de artigos

Pessoal, Atenção:

Na guia ARQUIVOS do grupo do II ENECO-PB no facebook, tem os modelos a serem seguidos para a formatação tanto do RESUMO quanto dos ARTIGOS COMPLETOS.


A data limite para envio dos trabalhos é dia 28 de fevereiro. No entanto, quanto antes os arquivos forem enviados, mais rapidamente os autores receberão o resultado do parecer dos avaliadores e, caso haja necessidade de algum ajuste, terão tempo hábil para tal.

Qualquer dúvida entrem em contato conosco: enecopb@hotmail.com

Lembramos que de modo geral, os resumos serão apresentados em forma de posters e os artigos completos terão apresentação oral.


Inscrições

Atenção:

Em virtude do recesso das instituições, e da não possibilidade de poder adquirir a declaração do curso, o Eneco-PB informa aos candidatos que estaremos recebendo também o comprovante de vínculo com a instituição de ensino, que pode ser no caso a matrícula ou horário individual atualizado.


Não perca tempo e faça já sua inscrição no nosso blog: http://www.enecopb2.blogspot.com.br/p/blog-page_2222.html e logo após envie o comprovante de pagamento juntamente com a cópia do comprovante de matrícula, horário individual ou declaração do curso atualizado para nosso email: enecopb@hotmail.com


Novidades

Prezados (as),


É com satisfação que divulgamos a parceria firmada entre o II Encontro de Ecologia da Paraíba e o jornal e rádio universitários INFORME JÁ, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Campus IV da UFPB.


Através dessa parceria, todas as informações sobre o evento serão redistribuídas através da rádio on-line e do portal INFORME JÁ.


Estamos também realizando testes para verificar a viabilidade da transmissão do evento em tempo real, mais uma inovação para essa segunda edição de nosso evento.


Inscrições para o II ENECO PB




Prezados (as),


A Comissão Organizadora do II Encontro de Ecologia da Paraíba, que se realizará entre os dias 21 e 24 de maio de 2013 na unidade de Rio Tinto do Campus IV da UFPB, informa que as inscrições para o evento com valores promocionais vão até o dia 31 de dezembro. Até essa data, os estudantes de graduação que desejarem se inscrever pagarão apenas R$ 30,00. Os demais valores poderão ser obtidos no site do evento.


A data limite para a submissão dos artigos é o dia 28 de fevereiro de 2013, inclusive para aqueles que fizerem suas inscrições no período promocional. Os trabalhos poderão ser elaborados em formato de Resumo (apresentação em pôster) ou em formato de Artigo Completo (apresentação oral).


Para essa edição, os eixos temáticos selecionados são os que se seguem:

1 - Ecologia aquática

2 - Ecologia terrestre

3 - Ecologia humana

4 - Ecologia da paisagem

5 - Geodiversidade e geoconservação

6 - Monitoramento e gestão ambiental

7 - Educação Ambiental

8 - Saúde ambiental

9 - Agroecologia e sustentabilidade

10 - Turismo sustentável

11 - Geotecnologias aplicadas aos estudos ecológicos e ambientais



Maiores informações poderão ser obtidas no site do evento: www.enecopb2.blogspot.com ou através do e-mail da organização enecopb@hotmail.com .


Eixos Temáticos

Prezados (as),

Seguem os eixos temáticos que serão abordados no II Encontro de Ecologia da Paraíba:

1 - Ecologia aquática

2 - Ecologia terrestre

3 - Ecologia humana

4 - Ecologia da paisagem

5 - Geodiversidade e geoconservação

6 - Monitoramento e gestão ambiental


7 - Educação Ambiental

8 - Saúde ambiental

9 - Agroecologia e sustentabilidade

10 - Turismo sustentável

11 - Geotecnologias aplicadas aos estudos ecológicos e ambientais


Contamos com sua presença.

Periódico On-line de Geografia


Revista Terra Brasilis On-line

Terra Brasilis (Nova Série) é uma publicação da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história da cartografia e a história da geografia escolar, com ênfase no Brasil e na América Latina.

último número online
1 | 2012
História da Geografia e Geografia Histórica

Sob a direcção de David Palacios e Marcelo Werner
  • David Palacios e Marcelo Werner da Silva
  • Artigos

    • Carla Lois
      Los modos de narrar la historia territorial de la Argentina
      “A pátria é uma e indivisível”: Os modos de narrar a história territorial da Argentina
      "La patrie est une et indivisible". Les stratégies de récit de l'histoire territoriale de l'Argentine
      “The nation is one and indivisible”: Ways of telling the Argentinean territorial history
    • Marcelo Werner da Silva
      Conceitos, periodizações e articulações espaço-temporais
      La Geografía y el estudio del pasado: Conceptos, periodizaciones y articulaciones espacio-temporales
      La Géographie et l’étude du passé : concepts, périodisations et articulations spatio-temporels
      Geography and the study of the past: concepts, periodization and spatio-temporal articulations
    • Federico Ferretti
      O Museu Cartográfico de Élisée Reclus e Charles Perron em Genebra (1907-1922)
      Cartografía y educación popular. El Museo Cartográfico de Élisée Reclus y Charles Perron en Ginebra (1907-1922)
      Cartographie et éducation populaire. Le Musée Cartographique d’Élisée Reclus et Charles Perron à Genève (1907-1922)
      Cartography and popular education. The Cartographic Museum by Élisée Reclus and Charles Perron in Geneva (1907-1922)
    • Federico Ferretti
      Le Musée Cartographique d’Élisée Reclus et Charles Perron à Genève (1907-1922)
      Cartografia e educação popular. O Museu Cartográfico de Élisée Reclus e Charles Perron em Genebra (1907-1922)
      Cartografía y educación popular. El Museo Cartográfico de Élisée Reclus y Charles Perron en Ginebra (1907-1922)
      Cartography and popular education. The Cartographic Museum by Élisée Reclus and Charles Perron in Geneva (1907-1922)
    • Artur Monteiro Leitão Júnior
      O projeto da modernização na formação territorial brasileira a partir dos Romances Regionalistas da Geração de 1930
      Las Imágenes del Sertão en la Literatura Nacional: El proyecto de modernización de la formación territorial brasileña a partir de los Romances Regionalistas de la Generación de 1930
      Les images du Sertão dans la littérature nationale : le projet de modernisation dans la formation territoriale brésilienne d'après les romans régionalistes de la Génération de 1930
      The Images of Sertão in the National Literature: The project of modernization in Brazilian territorial formation from the Generation of 1930’s Regionalist Novels
    • Jörn Seemann
      Uma Breve Abordagem Contextual
      Friedrich Ratzel entre Tradiciones y traducciones: Un Breve Abordaje Contextual
      Friedrich Ratzel entre traditions et traductions : une courte approche contextuelle
      Friedrich Ratzel between Traditions and Translations: A Brief Contextual Approach
    • Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
  • Clássicos e textos de referência

    • Élisée Reclus, Halford Mackinder, Ernst Georg Ravenstein, Andrew John Herbertson, Piotr Kropotkin, Arthur Westlake Andrews, Thomas James Cobden-Sanderson e Clements Robert Markham
  • Documentos, mapas e imagens

  • Resenhas


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Atenção Feras!!! Bizurada do Cursinho da UFPB-LN para o PSS 3


Biogeografia: Mapa Biogeográfico mundial é atualizado após 136 anos


Mapa biogeográfico mundial é atualizado após 136 anos

Criado pelo naturalista Alfred Russel Wallace há mais de 100 anos, o estudo que dividia o planeta em seis regiões de biodiversidade ganhou mais cinco áreas graças aos avanços em pesquisas genéticas; cerca de 20 mil espécies estão catalogadas.

A reportagem é de Jéssica Lipinski e publicada pelo Instituto CarbonoBrasil, 11-01-2012.

Você com certeza já ouviu falar em Charles Darwin, naturalista inglês responsável por desenvolver a teoria até hoje mais defendida no que se refere à evolução
das espécies. Mas é provável que desconheça o nome de Alfred Russel Wallace, cujo principaltrabalho – um mapa que divide o planeta em seis regiões biogeográficas – teve importantes contribuições para essa teoria.

O mapa de Wallace, criado em 1876, foi uma tentativa de dividir e definir o mundo de acordo com suas espécies, e é usado até hoje em diversos tipos de pesquisa. Só no final do último ano, no entanto, o trabalho ganhou uma versão atualizada desenvolvida por cientistas da Universidade de Copenhague e da Universidade McGill (Canadá), que redividiram as seis regiões biogeográficas de Wallace em 11 e agregaram mais dados sobre as espécies.

Agora, o mapa contém informações de cerca de 20 mil espécies, onde elas vivem, como mudaram através do tempo e espaço e como se relacionam umas com as outras. O trabalho usa diferentes gradientes de cor para transmitir essas relações. Áreas de cores similares têm espécies que se assemelham mais entre si do que as das áreas de cores mais diferentes.
As 11 novas regiões, por sua vez, foram subdivididas em 20 áreas menores, também de acordo com as características das espécies que as habitam. Todo esse detalhamento permite mostrar, por exemplo, como o Hemisfério Sul tende a ter uma abundância maior de comunidades animais únicas.

Neste aspecto, a América do Sul, a Austrália e a ilha de Madagascar se destacam, enquanto a variedade de vida acima da linha do Equador é menor. Acredita-se que isso ocorre por causa do relativo isolamento das áreas ao sul do equador, assim como devido aos seus habitats únicos e à abundância de chuvas e temperaturas quentes, que são fatores que estimulam uma diversidade de vida mais ampla.

“Nosso estudo é uma atualização de um dos mapas mais fundamentais das ciências naturais. Pela primeira vez desde a tentativa de Wallace somos finalmente capazes de fornecer uma descrição ampla do mundo natural baseados em informações incrivelmente detalhadas para milhares de espécies vertebradas”, declarou Ben Holt, principal autor da pesquisa, em um comunicado à imprensa.

As espécies catalogadas no trabalho são sobretudo de mamíferos, aves e anfíbios. O mapa ainda não inclui dados sobre repteis, plantas ou insetos porque essa informação é menos completa, mas poderá ser incorporada facilmente assim que se tornar disponível, afirmaram os cientistas.

DNA

O acúmulo dos novos dados só foi possível, entretanto, por causa dos avanços da tecnologia científica, principalmente em relação a estudos genéticos baseados em pesquisas com o DNA das espécies, algo que não era possível na época de Wallace.

“O mapa é o resultado de 20 anos de compilação de dados sobre a distribuição geográfica de espécies e informações baseadas em DNA que permitem reconstruir relações ancestrais entre as espécies”, comentou Jean-Philippe Lessard, coautor do estudo, em entrevista ao Portal Instituto CarbonoBrasil. “A extração de DNA tornou-se mais acessível na última década, o que permitiu o ganho de novos conhecimentos na evolução de relações entre espécies. É esse conhecimento baseado no DNA que permite criar uma nova geração do mapa das regiões biogeográficas dos vertebrados do mundo”, explicou Lessard.

Conservação

Além de ser extremamente importante para o desenvolvimento de pesquisas no ramo das ciências naturais, permitindo conhecer cada vez mais sobre as espécies, seus habitats e suas relações, o mapa também tem um papel chave no que diz respeito a tentativas de conservação. “Já que esses mapas são usados não apenas nas ciências naturais, mas também para estabelecer prioridades para a conservação, é importante que tenhamos um mapa atualizado como ferramenta de trabalho”, observou Lessard.

“Além disso, nosso mapa baseado em DNA fornece novas informações sobre relações entre regiões, o que permite quantificar o grau de singularidade evolutiva de cada uma. Isso talvez mude a forma que vemos as prioridades de conservação, o que é mais relevante devido à atual crise de biodiversidade”, acrescentou o coautor canadense.

Mas apesar de todos os novos dados, os pesquisadores ressaltaram que ainda é necessário muito estudo para entender completamente a evolução das espécies em todos os seus aspectos.

“O mapa original de Wallace claramente teve uma influência grande e inquantificável no estudo de biodiversidade global. O novo mapa mostra o incrível progresso que fizemos desde o tempo de Wallace e também serve como um lembrete de que ainda sabemos muito pouco sobre como esses padrões [de distribuição da vida] foram formados”, concluiu Holt.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Matrículas abertas na Escola Estadual Indígena Cacique Domingos Barbosa dos Santos


ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS


ABRE MATRÍCULAS



A mencionada unidade de ensino, localizada na Aldeia Jaraguá S/N, Zona Rural do município de Rio Tinto-PB, começou a matricular na última segunda (07/01/2013) os novos alunos, pois os alunos veteranos foram matriculados automaticamente no mês de dezembro para o Ano Letivo de 2013 para as seguintes modalidades de Ensino: Educação Escolar Indígena e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todas as etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A escola atua com credibilidade há quase 10 anos, possui quadro de profissionais capacitados e projetos escolares elaboradas especificamente para atender as exigências da Proposta Curricular 2013, o que justifica o excelente índice de aprovação junto aos educandos.
Os interessados devem se encaminhar diretamente à escola, no período de 07 a 18 de janeiro nos turnos matutino e vespertino apresentando cópias da certidão de nascimento ou Registro Geral (RG), do comprovante de residência e documento de transferência escolar, caso seja necessário. As matrículas podem ser efetuadas por pais ou responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos, ou pelos próprios alunos, se estes forem maiores de idade.
Vale salientar que todo e qualquer aluno matriculado estará automaticamente concorrendo a inúmeros brindes que serão sorteados na Integração Escolar, que realizar-se-á no primeiro dia de aula de nosso ano letivo que será no dia 18 de fevereiro do corrente ano.
Enfim, esse ano letivo que se iniciará fará de nossa instituição escolar uma referência educacional dentre as escolas indígenas, pois os nossos alunos terão aulas de informática básica no contra-turno, oficinas pedagógicas do Programa Mais Educação, viagens culturais, educacionais e de lazer dentro do Projeto “A aula é uma viagem”, múltiplas atividades esportivas e Projetos Escolares em todas as áreas e segmentos desse educandário.





A nossa comunidade escolar receberá de braços abertos todos os nossos educandos para o ano letivo de 2013.

GESTÃO ESCOLAR