quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

1ª Jornada de Estudos Freireanos do GEPeeeS




PROGRAMAÇÃO
1ª Atividade:
Jornada de Estudos Freireanos. 

Em 2013 comemora-se 50 anos das obras do educador Paulo Freire. 
Comemora-se 40 anos da ação educativa de alfabetização de adultos em Angicos – RN. Paulo Freire produziu extensão e importante obra, levando-a a todos os recantos do Brasil e do mundo. Assim, tornou-se o teórico brasileiro mais conhecido, lido e divulgado do Brasil e no exterior.
Sua obra orienta ações educativas no âmbito da educação escolar formal e não formal, traz reflexões juntos aos movimentos sociais, sempre propondo uma educação para a liberdade.
Nesse sentido, o GEPeeeS organizou a Jornada de Estudos Freireanos. Uma proposta que contempla vários estudos sobre as obras de Paulo Freire.
Trata-se de uma ação conjunta entre o GEPeeeS-UFPB, IFRN, UFRN e UFESA.

A Jornada acontecerá durante todo o primeiro semestre. Em cada mês haverá um tema, com um mediador e um conferencista, tendo como foco o estudo das obras de Paulo Freire. 

Veja as informações:

1º Tema: FREIRE E A PEDAGOGIA
Data: 07 de março de 2013
Mediador:        
Dr. Paulo Roberto Palhano Silva
– Prof. do Departamento de Educação – GEPeeeS - CCAE - UFPB
Conferencista:  
Ms. Maria do Socorro da Silva
– Coordenadora dos Projetos Educação e Trabalho e Mulheres Mil.  Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. IFRN (Natal)

Indicação de leitura básica:
·         1970Pedagogia do oprimidoNew York: Herder & Herder, 1970 (manuscrito em português de 1968). Publicado com Prefácio de Ernani Maria Fiori. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 218 p., (23 ed., 1994, 184 p.).
Indicação de leituras complementares:
·         1995Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Editora Cortez.
·         1992Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), 245 p.

2º Tema: FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR
Data:  18 de abril de 2013
Mediadora:
Dra. Melânia L. Cornélio
– Prof. do Departamento de Educação – GEPeeeS - CCAE - UFPB
Conferencista:
Dra. Marlúcia Meneses de Paiva – Vice-Coordenadora da Área de Educação da CAPES. Prof.ª. da Pós-Graduação de Educação – UFRN.

Indicação de leitura básica:
·         1982Educação popular. Lins (SP): Todos Irmãos. 38 p.
Indicação de leituras complementares:

·         1988Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Vozes.
·         1989Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes.

3º Tema: FREIRE E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Data:  2 de maio de 2013
Mediadora:
Ms. Maika Zampier
– Prof.ª. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo – GEPeeeS - CCAE - UFPB
Conferencista:
A definir

Indicação de leitura básica:
·         Carta aos movimentos sociais

·         Teoria dialógica

4º Tema: FREIRE E CONSCIENCIA PLANETÁRIA
Data:  13 de junho de 2013
Mediadora:
Ms. Maria Luzitania C. Santos – GEPeeeS - UFPB
Conferencista: A definir

Indicação de leitura básica:
·         2000Pedagogia da indignação – cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 134 p.
Indicação de leituras complementares:
·         1991A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 144 p.
·         1996Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
·         1994Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985; 8ª edição.

-Os participantes devem preencher ficha de inscrição e enviar para o e-mail:ufpbgepeees@gmail.com
-Certificado: será expedido certificado com 32 horas, pertinentes ao período de horas presenciais e horas de orientações de estudos individualizados.
- Link da Ficha de Inscrição.: 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Atenção FERAS do Vale do Mamanguape: inicia-se hoje as matrículas do PRÓ-VALE

.
O Pró-Vale, curso Pré-Vestibular líder em aprovação no Vale do Mamanguape, dispõe de uma equipe experiente e dedicada cujo objetivo é prepará-lo para as provas do Vestibular e ENEM.
Venha fazer parte da Família Pró-Vale, junto com você fazendo a diferença em matéria de ensino e aprendizagem.
Pró-Vale em Rio Tinto bem pertinho de você, aqui você adquire conhecimentos e aprende a enfrentar desafios.
Pró-Vale, o melhor do Vale!
Informações pelo fone: 8827-6742, ou na Travessa Antônio Pires nº 02
Pró-Vale 2013
Matrículas - a partir de 25/02/2013 (segunda-feira)
Aulas - 04/03
 Esdras de Freitas
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE DOMINGOS NA ACOLHIDA: ANO LETIVO 2013


ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS PROMOVE ACOLHIDA: ANO LETIVO 2013

  A mencionada unidade de ensino situada na Aldeia Jaraguá, S/N, Aldeia Jaraguá, Rio Tinto-PB, promoveu nesta segunda-feira dia 18 de fevereiro do corrente ano a acolhida da comunidade escolar para o ano letivo que se inicia. Estiveram presentes os funcionários, o corpo docente, a administração escolar, a liderança da aldeia, o Cacique Geral e os nossos preciosos educandos.
         A solenidade que ocorrera durante os três turnos com vasta programação, teve seu ápice no turno noturno quando além de haver a apresentação dos corpos administrativo, docente e de apoio, o sorteio de brindes para os estudantes matriculados e a apresentação do calendário escolar, ocorrera também a socialização de alguns projetos escolares para o primeiro semestre; a iniciação a informática dos alunos, funcionários e comunidade através da Inclusão Digital que iniciará nesse primeiro semestre; a apresentação do Projeto: “O estudante encontrando o folclore” TEMA: “Nós somos verdadeiras obras de arte” vencedor do prêmio MESTRES DA EDUCAÇÃO 2012, inscrito pela competente educadora Josineide Galdino e a participação honrosa de alguns educandos na Plenária que encerrou a solenidade.
         Enfim, a ano de 2013 na escola Cacique Domingos já inicia-se com um crescimento no número de alunos matriculados, promovendo uma solenidade harmoniosa e com uma promessa de muita competência e irreverência no Projeto: “Recordando o Carnaval: Uma festa cultural”, na qual vai inserir nas ruas da aldeia, no próximo dia 01 de março do corrente ano o bloco: JARAGUÁ FOLIA.
         Confira abaixo algumas fotos dessa bela integração:    

Gestora Escolar: Maíra

Gestora Escolar Adjunta: Maria

Educador: Emerson

Cacique Geral: Sandro

Educadora: Marta

Oficineiros do Programa Mais Educação: Josemar e Júnior

Educador: Daniel

Educadora: Josineide

Entrega de brindes

Entrega de brindes

Entrega de brindes

Entrega de brindes

Entrega de brindes

Entrega de brindes


         

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

X Reunião de Antropologia de Mercosul - RAM 2013


X Reunião De Antropologia do Mercosul - RAM 2013: "Situar, atuar e imaginar antropologias a partir do Cone Sul"


EVENTO: X Reunião De Antropologia do Mercosul - RAM 2013: "Situar, atuar e imaginar antropologias a partir do Cone Sul"
DATA E LOCAL: Cidade de Córdoba, Argentina, de 10 a 13 de Julho de 2013.

Apresentação

Temos o prazer de convidá-los a participar da X Reunião de Antropologia do MERCOSUL, que se realizará na cidade de Córdoba, Argentina, de 10 a 13 de Julho de 2013.
Este encontro científico bianual, em sua origem, fomentado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), se realiza desde 1995. Organizada por antropólogos e cientistas sociais de universidades e instituições científicas do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Chile), a RAM promove a participação de pesquisadores dos países membros, bem como de universidades ou instituições dos países associados e integrantes da comunidade científica internacional.
Nesta oportunidade, o evento, organizado pelo Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba, se realizará sob o lema: "Situar, atuar e imaginar antropologias a partir do Cone Sul".



I Simpósio Regional Nordeste da Associação Brasileira da História das Religiões será realizado em Campina Grande-PB


I Simpósio Regional Nordeste Da Associação Brasileira De História Das Religiões: Religião, a herança das crenças e as diversidades do crer



EVENTO: I Simpósio Regional Nordeste Da Associação Brasileira De História Das Religiões: Religião, a herança das crenças e as diversidades do crer.
DATA E LOCAL: 28 a 31/05/2013 - Universidade Federal de Campina Grande
SITE PARA INFORMAÇÕEShttp://abhrne2013.blogspot.com.br/

Apresentação

As tradições acadêmicas da Universidade Federal de Campina Grande precedem a sua emancipação da condição de Campus II da Universidade Federal da Paraíba, como pólo de intensa atividade intelectual, constituindo-se também a sede da Universidade Estadual da Paraíba, além de não destoar de outros espaços do país, onde se verifica um crescente aumento na formação superior através da iniciativa privada.
Outro fator preponderante para o protagonismo da Universidade Federal de Campina Grande remete a sua localização geográfica, que a faz distar a espaço de curto tempo de outros centros de atividade intelectual, notadamente as Universidades Federais da Paraíba (João Pessoa), Rio Grande do Norte (Natal) e Pernambuco (Recife), acrescentando-se neste ponto a Universidade de Pernambuco (Recife), facilitando assim a participação de contingentes mais expressivos de congressistas em todos os níveis, nos eventos que aqui se realizam.
Outro fator importante, considerando-se a religião como eixo do evento que ora se propõe, está no fato de Campina Grande sediar em Fevereiro dois eventos de envergadura nacional, O Encontro da Nova Consciência (22ª Edição) e o Encontro Para a Consciência Cristã (14ª Edição) este último já referido como “maior evento do gênero no Brasil”, que em um dos eventos reuniu público estimado em dez mil pessoas de todas as partes do Brasil. O primeiro, de vocação ecumênica, volta-se para o debate teosófico, filosófico e místico, e o segundo atendendo principalmente a comunidade cristã não católica.
Um fator que pode ser tido como particular pertinente a Universidade Federal de Campina Grande, mas que constitui-se elemento importante, é a tramitação atualmente em estágio final nas instâncias deliberativas superiores da mesma IFE da proposta de Criação do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História das Religiões no Brasil NUPES-HRB, que visa ser uma espaço multi-institucional para agregar e consolidar os estudos sobre religião, que progressivamente vem tendo sua significação ampliada, como ainda nos referiremos nesta proposta.
Finalmente, mas não por último, deve se considerar que a Universidade Federal de Campina Grande vem consolidando a sua vocação como espaço para realização de grandes eventos, já que realizou o I Encontro Nacional de História e Pesquisa Documental (2009 e 2011), intervalado com o I Colóquio Internacional de História e Educação (2011), com expressiva participação de congressistas de todo o país e do exterior, prática que também tem sido recorrente na Associação Brasileira de História das Religiões, que em seu último evento reuniu público superior a novecentas pessoas, e mais de setecentos trabalhos inscritos.
Com a deliberação da Assembleia Geral da ABHR de realizar encontros bienais e no intervalo favorecer a realização de encontros regionais, a Universidade Federal de Campina Grande e a cidade de Campina Grande, foram escolhidas, com muita alegria para a realização do I Regional Nordeste.
Apostamos na participação entusiasmada de todos, para um excelente evento.

A Coordenação


O 65º SBPC será realizado em Recife-PE


65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso Da Ciência – SBPC: “Ciência para o novo Brasil”



EVENTO: 65ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA – SBPC: “Ciência para o novo Brasil”
DATA E LOCALDe 21 a 26 de julho de 2013, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, Pernambuco
SITE PARA INFORMAÇÕEShttp://www.sbpcnet.org.br/recife/home/

 Apresentação

A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá de 21 a 26 de julho de 2013, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE.
Nesta edição o tema será "Ciência para o Novo Brasil".
Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.
A programação científica é, geralmente, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Acontecem também, durante a Reunião Anual, eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).
A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas - cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O XVI ERECIC será realizado na cidade de João Pessoa-PB

O XVI ERECIC será realizado na cidade de João Pessoa, dos dias 28 a 31 de Março de 2013, na Universidade Federal da Paraíba.
 A Comissão Organizadora, composta por membros do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFPB e estudantes da respectiva instituição, assume a responsabilidade de organizar um evento digno dos estudantes da classe contábil.
Tendo como tema central a “Atualidade e Perspectivas do profissional contábil em meio ao novo cenário internacional”, o evento trará palestrantes renomados e de grande importância para o cenário brasileiro atual.
O encontro ainda contará com três grandes festas, que serão realizadas em uma das melhores casas noturnas da cidade. O evento contará com o apoio de diversas entidades públicas e privadas.
Para mais informações, acesse o site do evento:http://www.erecicparaiba.com.br/.

Fonte: Disponível em: <http://www.erecicparaiba.com.br/> acessado em: 30 de janeiro de 2013.