terça-feira, 16 de abril de 2013

Cursinho da UFPB-LN: Resultados 2012 e Apresentação da versão 2013




Depois de um ano de trabalho estamos agora apresentado os resultados dos FERAS que passaram no vestibular e/ou no ENEM em 2013. PARABÉNS! A FESTA da VITÓRIA do Cursinho da UFPB. Ocorreu nesta segunda-feira no dia 15/04/13, no auditório da UFPB em Mamanguape. 
Contou com a presença da Direção da 14ª Regional de Educação do Estado da Paraíba e de vários Secretários da Educação  e representantes dos diversos municípios contemplados pelo PROJETO.

Prof. Dr. Lusival Barcellos falando da importância do Cursinho da UFPB-LN aos Secretários e Representantes dos municípios contemplados e aos FERAS 2012 

Alguns alunos que foram aprovados foram muito bem-vindos! E falaram para todos os presentes como é importante todas as atividades do Cursinho da UFPB-LN para que os mesmos conseguissem a aprovação em uma instituição superior. Uma das alunas disse "só consegui ser aprovada no PSS-2012 por que participei da Bizurada do Cursinho da UFPB-LN", para um dos alunos aprovado "o Cursinho da UFPB-LN torna possível a realização dos nossos sonhos de entrar na universidade, ele é muito importantes para os estudantes de escolas públicas de nosso município". o idealizador do PROJETO o Prof. Dr. Lusival Barcellos falou que "A FESTA é de todos nós".

A participação de alguns dos Feras 2012



 Após a apresentação dos resultados do Cursinho UFPB-LN no ano letivo 2012, que conta com a aprovação de aproximadamente 300 alunos dos 22 polos do Projeto. O Prof. Lusival passou a discutir com os presentes o formato do Cursinho para 2013. segundo o idealizador devido a um corte no orçamento do projeto haverá mudanças significativas, entretanto a tendência é que mesmo com o corte no orçamento o Cursinho continue a contemplar todos os municípios que participaram das versões anteriores do projeto. 

Discussão sobre a versão do Cursinho 2013


A expectativa é que para o Cursinho no ano letivo 2013, tenhamos aulas todos os dias nos polos de Rio Tinto e Mamanguape, e também nos sábados, como ocorreu na versão do projeto em 2011. Tudo indica que além desses polos vamos ter outros polos funcionando nos sábados até as provas do ENEM e do PSS.

Prof. Dr. Lusival Idealizador do Projeto


Prof. Lusival Barcellos
Vice-Diretor do CCAE
Responsável pelo Cursinho

Prof. Carlos Augusto
Coordenador Geral do Cursinho

Prof. Sidnei Felipe
Coordenador Geral do Cursinho

Elieverton Dantas
Assessor de Comunicação do Cursinho 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atenção Secretários(as) de Educação dos municípios contemplados com o CURSINHO DA UFPB - LN: "FESTA DA VITÓRIA"

Prezados Secretários( as)


Depois de um ano de trabalho estamos agora apresentado os resultados dos FERAS que passaram no vestibular e/ou no ENEM em 2013. PARABÉNS!
Estamos convidando V. Sa. para a FESTA da VITÓRIA do Cursinho da UFPB. 
Será no próximo dia 15/04/13, às 8 h, no auditório da UFPB em Mamanguape. (Carta convite em anexo)
Sua presença é essencial.
Se tiver alunos que foram aprovados serão muito bem-vindos!
A FESTA é de todos nós.
Na ocasião estaremos também discutindo o formato do Cursinho para 2013. 

Atenciosamente,

Prof. Lusival Barcellos
Vice-Diretor do CCAE
Responsável pelo Cursinho


Segue abaixo a Carta Convite:

A Coordenação 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lançamento do Livro "PARAÍBA POTIGUARA" neste dia 10/04 na Aldeia São Francisco



O livro “Paraíba Potiguara”,  contém 192 páginas, 152 fotografias coloridas e preto e brancoe no final, um texto, bilíngue, que versa sobre o cotidiano das aldeias indígenas Potiguara da região do Vale do Mamanguape, no Nordeste da Paraíba, que consolida um registro do patrimônio imaterial indígena do Brasil, para explicar com linguagem acessível os elementos da cultura Potiguara que perduram através dos anos, suas adaptações e seus mecanismos de sobrevivência, valorizando este conhecimento, verdadeiro patrimônio cultural de um povo que mantém vivas suas mais antigas raízes e que traz nas suas artérias códigos milenares muito sutis, que são genuinamente de sua convivência interna e que se perpetuam até hoje.
Depois de quatro anos de pesquisa e trabalho fotográfico em campo, o livro, que foi totalmente produzido pelos autores e contou com o apoio institucional da Universidade Federal da Paraíba, exclusivamente, para a sua edição.
Uns dos momentos muito esperado para o lançamento do livro será a entrega de 100 (cem) exemplares aos indígenas que foram protagonista do Paraíba Potiguara, se consolidando assim a função social da obra que é a difusão e a valorização do patrimônio imaterial da cultura do Povo Potiguara. Cada cacique das 32 aldeias Potiguara também receberá um exemplar.
O livro será primeiramente lançado no Terreiro Sagrado Potiguara,  na Aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição-PB,  no dia 10/04, a partir das 10 h.   No dia 11/04, no Auditório da Reitoria da UFPB, em João Pessoa-PB, às 18 h. Em Natal-RN, será no dia 17/04, às 19 h, no Solar Bela Vista.  
As fotografias do livro são do cineasta e fotógrafo Juan Soler Cózar e o texto do Professor Doutor Lusival Antonio Barcellos, ilustre referência acadêmica na temática indígena  no universo da Paraíba.                 
O mês de abril foi pensado não só por sua proximidade mas, especialmente, por ser emblemático pelas celebrações em torno do dia do índio (dia 19). Abril já tem uma tradição de foco na questão indígena.