quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ecólogo de Rio tinto explica a importância de se preservar as cobras

O Ecólogo Carlos Eduardo Germano popularmente conhecido por "Duda" que recentemente foi aprovado para o curso de Mestrado em Ecologia aqui no Campus IV da UFPB em Rio Tinto-PB, gentilmente falou de suas pesquisas acadêmicas e que estas investigações científicas podem contribuir com as questões socioambientais presentes me nosso município. Abaixo segue uma pesquisa sobre as serpentes que popularmente são conhecidas por "cobras".

A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR AS COBRAS

            A importância que as cobras possuem é um valor bastante desconhecido, visto que a população não dispõe de informações adequadas e essenciais sobre esses indivíduos, o que permite que a visão equivocada se transmita de gerações em gerações.
            As serpentes (ou cobras como são popularmente conhecidas) pertencem à classe dos répteis e é um dos grupos de animais mais diversificados e distribuídos no globo terrestre. O Brasil possui atualmente 381 espécies segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH). Por se tratar de animais com uma morfologia única, corpo alongado e sem membros, as serpentes se diferenciaram e se adaptaram para viver nos mais variados ambientes, sendo encontradas em todos os continentes com exceção dos polos “gelados”.
            Existem espécies que são arbóreas ou semi-arbóreas, terrestres, aquáticas ou semi-aquáticas, fossoriais (cavam seus próprios buracos no solo) e criptozoica (vivem embaixo de restos vegetais no solo ou utilizam buracos pré-existentes). Todas as serpentes são carnívoras e se alimentam de uma grande variedade de presas vivas como anfíbios (sapos, rãs, pererecas...), mamíferos (ratos, macacos, morcegos...), Aves, invertebrados (insetos, lesmas...), entre outros, inclusive de outras cobras.
Mas porque não devemos matar as cobras? O temor a esse animal é tão antigo quanto a existência das civilizações. A própria bíblia faz referências hostis. Entretanto, como todo animal silvestre, as serpentes também exercem o seu papel ecológico, além de social e cultural. Além de servir de alimento para uma gama de predadores, elas são responsáveis pelo controle populacional de animais que podem oferecer riscos sanitários ou econômicos caso tornem-se pragas (aumento descontrolado no número de indivíduos) como algumas espécies de insetos para a agricultura e de ratos para os humanos, por exemplo. Além disso, o veneno produzido por esses animais serve de matéria-prima para muitos medicamentos da indústria farmacêutica e outros tratamentos de saúde.
A região nordeste sempre foi muito pouco estudada a respeito desse grupo. Na Paraíba, alguns levantamentos de espécies foram produzidos até a década passada. No entanto, hoje existe um grande esforço de pesquisadores para se conhecer melhor esses animais. Rio Tinto e Mamanguape abriga um alto número de espécies de cobra, porém, para acalmar os mais temerosos, a grande maioria delas é inofensiva aos humanos. O grande problema é que com o avanço da sociedade na destruição de seus ambientes naturais, as poucas espécies de importância médica (que pode causar danos ao ser humano), também conhecidas como espécies peçonhentas, vêm se adaptando muito bem aos ambientes antrópicos e são facilmente encontradas nos quintais de residências, praças, ruas, etc. Em um trabalho realizado na Paraíba em 2004, sobre acidentes com Jararacas, Rio Tinto ocupou o segundo lugar, perdendo apenas para a capital João Pessoa.
As espécies de importância médica conhecidas e já capturadas para os dois municípios são: a Jararaca de rabo branco, a coral verdadeira, a cobra verde de jardim e a corre campo (nomes comuns).

Jararaca (Bothrops leucurus).

Coral verdadeira (Micrurus ibiboboca).
Cobra verde (Philodryas olfersii).
Corre campo (Philodryas nattereri).



A população deve mudar a sua visão sobre um animal que, devido a questões culturais centenárias e possuir uma aparência não muito atraente, sofre constante ameaça. Preservar as serpentes é uma questão de saúde pública e contribui para melhorar a economia, pois elas podem controlar as populações de pragas, e assim, há uma redução no uso de inseticidas na agricultura, por exemplo.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Projeto: “PEDALAR: HÁBITO SAUDÁVEL E ESPORTIVO”

EEIEFM CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS CONCRETIZA O PROJETO:
 “PEDALAR: HÁBITO SAUDÁVEL E ESPORTIVO”

        Na manhã dessa segunda feira, dia 12 de agosto do corrente ano, comemorando o “DIA DO ESTUDANTE”os alunos-atletas do mencionado educandário junto aos educadores Emerson Felipe, Rodrigo Santos, Manoel Pereira, Wellington David (educador da indígena LOPES RIBEIRO); o secretário escolar Rafael Sousa; e, o convidado especial Rosinaldo “BARRA BOA”, membro que representara o PEDALA VALE RIO TINTO, saíram da aldeia Jaraguá, por volta, das 07:30h pedalando na PB 041 que liga RIO TINTO à MARCAÇÃO.
        No decorrer do percurso o tri-atleta e profesor Manoel e o ciclista Rosinaldo conduziram todos os presentes as escolas indígenas marcacenses da rede estadual: EEIEF INDÍO PEDR MÁXIMO DE LIMA E EEIEF ANTÔNIO SINÉSIO, respectivamente nas aldeias Três Rios e Brejinho, sendo nessa última o retorno dos jovens.
        Ciente que o percurso, aproximadamente de 30 km, fora pedalado predominantemente no asfalto, os presentes contaram com um carro de apoio, guiado gentilmente pelo companhero Rosenildo Borges, que continha alguns recursos necessários ao bem estar do evento.
        Após o retorno ao pátio da undade de enisno, na aldeia Jaraguá, os jovens alunos-atletas ouviram atentamente as palavras proferidas incialmente pelo educador físico, autor do projetoe, prof. Emerson Felipe, o qual agradeceu e enalteceu a presença de todos os presentes, em especial, ao companheiro Rosinaldo (PEDALA VALE RIO TINTO) e reafirmou seu compromisso em inovar na metodologia respaldada na pedagogia de projetos de Gardner; logo em seguida, o representante do PEDALA, “Barra Boa”, em seu discurso parabenizou, motivou e inferiu palavras favoráveis a pratica do ciclismo, esporte primordial no cotidiano da nossa juventude, abordou os inúmeros grupos e eventos paraibanos de ciclismo, em especial, direcionou palavras sobre o PEDALA VALE RIO TINTO; já o professor Manoel Pereira, exempleficou sua atuação no cenário do esporte paraibano e nacional e, além de parabenizar a iniciativa, solicitou que os próximos eventos efetivados pela disciplina de educação física possa atender outras modalidades esportivas poucas difundidas na escola pública; por fim, o professor Rodrigo Santos justificou a importância do evento, relatou que sempre está apto em participar e contribuir com projetos como este e entusiasmou os alunos presentes para os próximos eventos.
        Enfim, após os discursos citados, os educandos puderam deliciar um saboroso almoço feito pela competente equipe de profissionais (merendeiras) dessa instituição escolar.

FOTOS:

Logomarca do Projeto

Largada da Aldeia Jaraguá

Passagem pela EEI Pedro Máximo de Lima na Aldeia Três Rios - Marcação/PB

Alunos pedalando na PB-041

Alunos pedalando na PB-041

Alegria total dos meninos

Passagem pela EEI Antonio Sinésio da Silva na Aldeia Brejinho - Marcação/PB

Prof. Wellington Potiguara (EEI Dr. José Lopes Ribeiro - Aldeia Monte-Mór / Rio Tinto-PB)

Rafael Sousa - Sec. Escolar (EEI Cacique Domingos Barbosa dos Santos - Aldeia Jaraguá / Rio Tinto-PB)

Prof. Rodrigo Pessoa (EEI Cacique Domingos Barbosa dos Santos - Jaraguá / Rio Tinto-PB)

Rosinaldo "O Barra boa" (Representante do Pedala Vale) junto ao Prof. Indígena Manoel Pereira (EEI Cacique Domingos Barbosa dos Santos - Aldeia Jaraguá / Rio Tinto-PB) 

Rosinaldo fala aos alunos sobre a importância do Ciclismo

O Prof. Indígena e Tri-atleta Manoel Pereira explica a importância das práticas exportivas aos alunos

 Prof. Emerson Felipe


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUIZGEO: Os FERAS Pró-Vale respondem ao Quiz de Geografia com os temas "Geopolítica e Aquecimento Global"



Como professor de Geografia do Cursinho pré-vestibular Pró-Vale estamos tentando sempre inovar com as práticas pedagógicas que venham incentivar e estimular nossos FERAS que estão se preparando para conquistar uma vaga no ensino superior. Nesse sentido, resolvemos aplicar o "QUIZGEO" um Quiz de Geografia que abordou os temas mais relevantes da "Geopolítica Mundial" e o "Aquecimento Global".

Apresentando as regras do QUIZGEO
FERAS concentrados no Quiz
FERAS Pró-Vale
O QUIZGEO apresentou aos FERAS: 15 questões de múltipla escolha com os conteúdos "Geopolítica do Século XX e inicio do Século XXI" e o "Aquecimento Global", e as questões possuíam pontuações diferentes (devido ao grau de dificuldade).


FERAS aguardando o resultado do QUIZGEO


Antes do resultado os FERAS prestam atenção na correção do Quiz
Premiação do QUIZGEO:
1º Lugar: Medalha e Livro "Panorama do Mundo"
2º Lugar: Medalha e Livro "O fim da União Soviética"
3º Lugar: Medalha e Livro "A Primeira Guerra Mundial"
4º Lugar: Medalha e Livro "A Guerra de Secessão dos EUA"

Premiação Medalhas e Livros


A Diretora Tida entregando a premiação ao 4º Lugar: Leno Gomes
O Professor Edras entregando a premiação ao 3º Lugar: Ancelmo Anacleto
Entregando a premiação do 2º Lugar: Huan Carlos
Resultado do QUIZGEO

- 1º Thiago Nascimento
- 2º Huan Carlos
- 3º Ancelmo Anacleto
- 4º Leno Gomes



Prof. Sidnei Felipe

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Professor Rio Tintense fala do seu mais novo empreendimento em João Pessoa - "Prof. Romão Júnior – Cursos Preparatórios"

Prof. Romão Júnior

Na verdade, o Prof. Romão Júnior – Cursos Preparatórios surgiu de uma ¨quase¨cobrança de meus alunos que estavam interessados em aprofundar os estudos em Língua Portuguesa. No início, eu fiquei relutante, porque imaginava em montar algo diferente do que se via nos cursinhos, mas não sabia ainda que diferencial poderia oferecer. Após algumas experiências com o meu Patrão e amigo Thyaggo Lucena – Diretor pedagógico e executivo do Líttera Concursos, resolvi trocar de colaborador. Iniciei uma nova parceria com Vânia – minha esposa- que estava cursando Administração, precisava colocar em prática o que via na universidade  e tinha ótimas ideias que se encaixavam perfeitamente naquilo de NOVO que eu queria oferecer. Eu gosto muito de investir no que é novo e em pessoas que têm ideias novas.



Assim, o curso tem como objetivo lapidar pessoas para transformá-las em campeãs, kkkkkkkk, brincadeira, mas no fundo, no fundo, nós professores sempre esperamos isso. Você mesmo, Sidnei, fez parte junto comigo de um cursinho lendário em Rio Tinto, lembra? Era o Dia D vestibulares, tinha uma equipe maravilhosa. Esse grupo queria mesmo era mudar a cidade, bastante parada intelectualmente na época. Mas, deixando as divagações de lado. O curso tem como objetivo preparar para concursos públicos. É Um trabalho muito legal, pois enxergamos os resultados muito rapidamente. Encontramos alunos que nos dizem, fiz um preparatório com o senhor e já estou trabalhando. Inclusive, em um desses dias encontrei uma ex-aluna nossa – Dona Teresinha. Ela fez a matrícula, estudou um mês e depois perguntou se ela poderia vir uma semana e o filho na outra e assim o fizeram. O curso acabou, perdi o contato por um tempo e quando a reencontrei, veio muito emocionada, dizendo que o filho havia passado no concurso da UFPB. Sabe, isso paga todo o trabalho que temos. Não pensem que não gosto de ser bem remunerado, mas existem coisas que deixam um sabor melhor do que o vil metal!

Como já adiantei, o público alvo são pessoas que desejam atingir melhores resultados em concursos, assim, como os ex-alunos dizem, Português é fundamental. Porém, agora estamos iniciando uma ¨nova fase¨, preparatórios para concursos na área de educação. A ideia começou quando um grupo de colegas Professores pediram para que eu ministrasse aulas para eles, isto em 2011, no primeiro concurso do estado da atual gestão. Gostaram. A ideia Cresceu, mais gente procurou e em 2012, no concurso seguinte, já tínhamos oitenta alunos. É muito bom trabalhar com os colegas de profissão. A sala de aula se torna uma grande troca de experiências, gosto de pensar o ato de educar como um ato de si educar, ou melhor, nos educarmos. A escola deveria ser sempre assim, algo aberto, livre às experiências, um laboratório. Exatamente como foram as aulas com os meus colegas professores.

Agora, neste concurso da Prefeitura de João Pessoa, além de pormos a parte comum a todos – Português, Conhecimentos Pedagógicos e Legislação educacional - estamos inovando e colocando a parte específica de cada matéria, o que possibilita uma reciclada nos alunos-professores e, mais uma vez, uma grande troca de conhecimento. Ou seja, o Mestre será apenas mais um mediador. As específicas possibilitarão ainda, para mim, trabalhar com gente muito querida que há anos, não trabalhávamos juntos, como é o caso do meu amigo Sidnei.



O curso começa dia 10 de agosto – sábado à tarde – estão todos convidados, será um prazer, tê-los conosco.

Um Forte Abraço a todos,


Romão Júnior.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Novas metodologias do ensino de QUÍMICA no Pró-Vale



O Professor de Química Manoel Neto do Cursinho Pró-Vale tem inovado em suas práticas pedagógicas para os FERAS com a aplicação de SIMULADOS e QUIZ contendo questões do conteúdo programático do ENEM. Esta metodologia tem como principal objetivo possibilitar aos alunos a compreensão dos conteúdos de QUÍMICA.

Alunos concentrados no QUIZ de Química
O Professor Neto leciona no Pró-Vale desde a sua fundação em 2006, e junto a equipe de docente vem trabalhando e ajudando os jovens do Vale do Mamanguape a entrar no Ensino Superior. A família Pró-Vale através da Direção da Profª Tida, do Diretor Financeiro Profº Naldo e do Coordenador e Profº Esdras, apoiam incondicionalmente seu corpo docente em práticas pedagógicas inovadoras e incentivam a capacitação dos mesmos, tendo em vista, que diante dessa quadro os FERAS terão um excelente nível de aprendizado no cursinho.

E uma outra excelente ideia interdisciplinar é o projeto casado dos Professores Neto (Química) e Duda (Física) com FÍSICOQUÍMICA. Como o ENEM é um processo seletivo que privilegia a interdisciplinaridade a equipe Pró-Vale está inovando sempre nas metodologias didático-pedagógicas visando sempre a aprovação dos seus FERAS.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Professor Especialista em Tubarões explica a ocorrência destes predadores na costa paraibana

Tubarão capturado na Praia da Penha 

Depois da divulgação de um vídeo na internet da captura de um tubarão por banhistas na praia da Penha, em João Pessoa. O ClickPB entrevistou, na manhã da terça-feira passada (30/07/2013), o pesquisador da UFPB e especialista em tubarões e arraias, Prof. Dr. Ricardo Rosa, para esclarecer o aparecimento destes animais na orla paraibana.

De acordo com o especialista, o aparecimento de Tubarões junto à praia é comum , porque existem algumas espécies costeiras, mas não oferecem riscos. "Na Paraíba tem apenas um incidente registrado com tubarões no século 20, na praia do Bessa", destacou.

"Os tubarões Tigre e Martelo são comuns na costa paraibana porque suas fêmeas vêm parir em águas rasas, e não é novidade sua captura nas praias", frisou o professor referindo-se ao vídeo postado na internet. E ainda acrescentou, o que está acontecendo agora é a facilidade de divulgação nas mídias.

Durante o período das chuvas pode ter mais ocorrência do que em outros períodos do ano, segundo o especialista. Ele explicou que algumas espécies de tubarões  são atraídas por águas salobras , por isso ele deu algumas recomendações aos banhistas:

*Não se afastar da costa.
*Evitar banhos durante a maré alta.
*Evitar banhos no final da tarde
*Ficar atentos às placas de sinalização, advertindo sobre os riscos de tubarões.

Ainda ressaltou, que os ataques ou incidentes com tubarões podem ser fatais. Todavia em números estatísticos, as ocorrências com esses animais são relativamente baixos em relação a outras espécies.

Projeto Escolar "O Mini Atletismo: Formando Campeões" na Aldeia Jaraguá

EEIEFM Cacique Domingos (ALDEIA JARAGUÁ) promove o PROJETO: “O MINI ATLETISMO: FORMANDO CAMPEÕES”

Desde tempos imemoráveis, as crianças e adolescentes das unidades de ensino têm tido interesse em competir entre si e em buscar compararse com outras. O Atletismo, com sua variedade de eventos, proporciona uma excelente oportunidade para este tipo de interação entre pares. Já que o Atletismo oferece uma ocasião especial para esse intercâmbio, os responsáveis pelo nosso desporto tiveram a ideia de competições totalmente apropriadas para os educandos.
Na maioria das vezes, as competições de crianças e adolescentes neste esporte são um modelo proporcional às competições de adultos. Esta padronização inadequada, que é claramente contra as necessidades desse público alvo para um desenvolvimento harmonioso. Leva também quase a um elitismo que é prejudicial à maioria desses jovens.

Após numerosas iniciativas de pesquisas e estudos sobre a situação atual, o desafio também de nossa unidade de ensino tem sido formular um novo conceito de Atletismo que é unicamente trabalhado para desenvolver as necessidades do alunado. Pois, após realizarmos a etapa escolar do Programa de Formação Esportiva Escolar Atleta na Escola, estamos nos preparando para a etapa regional, inserindo uma metodologia inovadora e que agrada aos educandos participantes das aulas de Educação Física. 

Logo, o atletismo é, ou deveria ser um conteúdo clássico dentro da Educação Física escolar, entretanto este é muitas vezes esquecido por parte dos professores, que alegam vários empecilhos para a realização desta modalidade esportiva dentro do ambiente escolar, dentre estes empecilhos estão a falta de espaço físico, a falta de materiais adequados além do desconhecimento e conseqüentemente desinteresse dos alunos por este esporte. (SEDORKO; DISTEFANO, 2012).

Enfim, após os quatro estágios selecionados e preparados pelo corpo discente em parceria com o Educador Físico Emerson Felipe, que contara com o apoio do professor Wellington David, o secretário escolar Rafael Sousa e o empresário Daniel Martins promoveram esse grandioso evento nessa segunda feira, dia 29 de julho do corrente ano, no Campo de Futebol da Aldeia Jaraguá. Onde todos os alunos participantes saíram vitoriosos, pois, foram contemplados com uma viagem educacional-cultural para a capital do estado. Porem, a equipe “Amarela”, que tinha como líder, a educanda Vaniele Herminio, sagrou-se campeã numa disputa bastante acirrada com as outras três equipes (branca, verde, vermelha).
Logomarca do Projeto

Equipe Verde

Equipe Amarela

Equipe Vermelha

Equipe Branca

Equipe Campeã e Equipe Organizadora



Prof. Emerson Felipe da Silva