quarta-feira, 25 de setembro de 2013

I COPA INTERESCOLAR "NINO PARAÍBA" DE FUTEBOL, PROJETO: "O ÍNDIO É CRAQUE DE BOLA"

Nino Paraíba


NO DIA 23 DE SETEMBRO DE 2013, OCORREU NO ESTÁDIO MUNICIPAL DE RIO TINTO-PB, UM EVENTO/HOMENAGEM, A I COPA INTERESCOLAR "NINO PARAÍBA" DE FUTEBOL, PROJETO: "O ÍNDIO É CRAQUE DE BOLA", ONDE ENVOLVEU TRÊS MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE PARAIBANO (RIO TINTO, MARCAÇÃO E BAÍA DA TRAIÇÃO), 08 UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA (MUNICIPAL E ESTADUAL), 22 EQUIPES DE FUTEBOL DE CAMPO (CATEGORIAS: MASCULINO SUB-15, MASCULINO E FEMININO). DEZENAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, CENTENAS DE ALUNOS E ALUNAS DESPORTISTAS, APOIO DA 14ª GRE - GOVERNO DA PARAÍBA, PMRT, PMM, PMBT; TORCEDORES, IMPRENSA, MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO.

Jogador do Vitória (BA)


UMA HOMENAGEM JUSTA E SINGELA AO JOVEM NINO PARAÍBA (REPRESENTADO POR SUA IRMÃ ANA), POTIGUARA DA ALDEIA JARAGUÁ, LATERAL DIREITO DA VITÓRIA, QUE DOOU UMA CAMISA AO MELHOR JOGADOR DO EVENTO!

Premiação

Premiação para o Melhor Jogador


PARABENIZAMOS AS UNIDADE DE ENSINO PARTICIPANTES:

EM ANTONIA LUNA LISBOA,
EE PROF. LUIZ GONZAGA BURITY,
EEI DR. JOSÉ LOPES RIBEIRO,
EEI GUILHERME DA SILVEIRA,
EEI CACIQUE DOMINGOS (RIO TINTO);
EM PROF. EMÍLIA GOMES DA SILVA
EE PROF. CLÁUDIA MARIA BARRETO (MARCAÇÃO);
EM ANTONIO AZEVEDO (BAÍA DA TRAIÇÃO).




Times perfilados para  a execução do Hino Nacional



AGRADECEMOS AOS APOIOS DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS:
EZEQUIEL (PMRT),
NAL (PMM),
SINDRÉ (PMM),
JOSAFÁ (PMBT).

EQUIPES CAMPEÃS:
EM ANTONIO AZEVEDO (BAÍA DA TRAIÇÃO) - CAMPEÃ DO FUTEBOL FEMININO



EEI GUILHERME DA SILVEIRA (RIO TINTO) - CAMPEÃO DO SUB-15 FUTEBOL MASCULINO



EEI CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS (RIO TINTO) - CAMPEÃO DO FUTEBOL MASCULINO 





Ana (irmã e representando Nino) entregou a Camisa do craque à Romário (jogador do Cacique Domingos)
Melhor jogador da Copa

Professor Emerson Felipe
Idealizador do Projeto


REALIZAÇÃO: ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS (ALDEIA JARAGUÁ)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Parabéns PRÓ-VALE!!!


No dia 16 de setembro de 2013, o Curso Pré-Vestibular PRÓ-VALE completou mais um ano de serviços prestados a sociedade do Vale do Mamanguape. A equipe Pró-Vale ou "família Pró-Vale" é um curso preparatório para os processos de seleção para o Ensino Superior, desde a sua fundação o cursinho Pró-Vale já matriculou milhares de jovens e adultos que pretendem garantir a sua vaga no ensino superior. É um cursinho que tem uma excelente média de aprovação de seus alunos nas instituições de nível superior. 

Tida Freitas
Diretora do Pró-Vale


Para falar melhor sobre o Pró-Vale a Diretora do cursinho a Professora Tida Freitas fez as seguintes considerações sobre esta data tão especial: "Assim surgiu o Pró-Vale.Desde de 1983 que o Prof. Naldo Freitas já se preocupava com uma educação que ajudasse de certa forma a trazer mais conhecimentos intelectuais melhorando assim a capacidade de alunos da nossa região a enfrentar o vestibular. E criou na época, o Curso Delta Pré-Vestibular, juntamente com colegas de João Pessoa e também seu amigo e colega Prof. Edson Nascimento, mas como na época as dificuldades financeiras eram maiores, o curso se extinguiu no primeiro ano. Mas o sonho não acabou... Hoje, ou melhor em 2006, surgiu uma nova oportunidade e os nossos sonhos, falo nosso porque aí já havia uma família, nosso filho Esdras Freitas nos incentivou assumindo com muita propriedade a cadeira de biologia o que nos deixou bastante felizes. Começamos com aulas aos sábados e logo no ano seguinte já estávamos também durante toda a semana no turno da noite.
O Pró-Vale, como é conhecido, tem o privilégio de ser dirigido por uma família que valoriza a educação, gosta do que faz e em particular tem um grande carinho por todos os seus alunos e ex-alunos, vibra e se emociona com a vitória de cada um e torce juntamente com todos para que obtenham êxitos nas suas escolhas.
Ontem, 16/09 data do aniversário do Pró-Vale estamos parabenizando a todos os alunos e ex-alunos que confiam e confiaram em nosso trabalho, também parabenizamos o nosso corpo docente: Josivando Félix, Carolina Frincu, Ednalvo Genuíno, Manuel Neto, Carlos Bruno, Sidnei Felipe, Luciano Bandeira, Miquéias Vitorino e Carlos Eduardo (Duda) este último a quem queremos fazer uma homenagem especial por ser um dos nossos ex-aluno, tornou-se professor Pró-Vale e agora comemora sua aprovação no curso de mestrado da UFPB, juntamente com mais duas ex-alunas Rafaela França e Elaine Pedrosa, enfim para nós é motivo de grande alegria participarmos da escolha profissional destes jovens que representam o futuro do nosso país que de tão logrado precisa de cidadãos conscientes e bem informados.
Lembrando também com muito carinho dos ex-professores e em especial aos fundadores: Édito Romão, Alexandre Sousa, Dedé, Donato Filho, Vanderlan Júnior, Danilo Barbosa e Jonathas.
Acrescentando que hoje dia 17/09 estaremos realizando mais um grande debate, onde vamos discutir a crise na saúde pública, e na ocasião ofereceremos uma torta aos nossos alunos e professores.
Parabéns, Pró-Vale!!!"

Finalizamos tecendo as seguintes considerações sobre esta data tão especial, o Pró-Vale é uma marca consolidada no Vale do Mamanguape, e feliz daquela pessoa que já fez ou faz parte desta família que procura trabalhar visando sempre oportunizar aos seus alunos uma chance de conseguir o seu objetivo. E a grande maioria dos jovens e adultos que se tornam um FERA PRÓ-VALE consegue entrar no ensino superior. A equipe de professores e a coordenação pedagógica estão sempre unidas e voltadas para práticas pedagógicas que contemplam as especificidades dos processos de seleção das instituições de nível superior. E esse é o segredo da longevidade do PRÓ-VALE.





domingo, 15 de setembro de 2013

Geógrafos de Rio Tinto apresentam suas pesquisas no ENPEG - 2013

15 a 19 de setembro de 2013
Neste dia 15 de setembro ocorre a Conferência de abertura do ENPEG - 2013, que será realizado em João Pessoa/PB, com suas atividades distribuídas pelo Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estação Ciência e Centro Histórico, além das atividades de trabalhos de campo a serem realizados em locais diversos.
Neste domingo além do credenciamento dos participantes do evento, teremos a apresentação da orquestra Infantil da Paraíba e a Conferência de Abertura "Proposta do ensino geográfico para o século XXI" com o Prof. Dr. Xosé Manuel Souto González (Universitat de Valência/ESPANHA).
Nos próximos dias do evento os Grupos de Trabalhos (GT's), as Mesas Redondas, os Trabalhos de Campo e Atividade Cultural. Os principais nomes do ensino de geografia do Brasil estarão no evento como: Lana de Souza Cavalcanti (UFG), Nídia Nacib Pontuschka (USP), Vânia Vlach (UFU), Helena Copetti Callai (UNIJUÍ), Ivaine Tonini (UFRGS), Dirce Maria Antunes Suertegaray (UFRGS).

E dois geógrafos de Rio Tinto-PB, estão inscritos para participar deste grandioso evento da Educação Geográfica, são os professores Leandro da Silva Ramos e Sidnei Felipe da Silva que apresentarão suas pesquisas sobre o "Ensino de Geografia em Terras Indígenas Potiguara".
Geógrafos Leandro da S. Ramos e Sidnei F. da Silva
As pesquisas dos professores Leandro e Sidnei tem como objeto de estudo as Escolas Estaduais Indígenas situadas nas Aldeias Indígenas Potiguara de Monte-Mór e Jaraguá do município de Rio Tinto-PB.
Os trabalhos dos professores/pesquisadores estão incluídos para a apresentação do GT "Ensino de Geografia e multiculturalidade" com a Coordenação do Prof. Renato Emerson (UFRJ). Segue o link do evento:http://enpeg2013.com.br/

Abaixo temos os resumos dos trabalhos aprovados para apresentação no ENPEG dos geógrafos Leandro e Sidnei:

ETNOGEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DAS MÚSICAS INDÍGENAS POTIGUARA COMO RECURSO DIDÁTICO
PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA


Leandro da Silva Ramos
Graduado em Geografia
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Sidnei Felipe da Silva
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)



Resumo

O presente trabalho discute a música indígena como recurso didático para o ensino de Geografia na escola, tendo como referência a Educação Diferenciada. A abordagem da música como metodologia de ensino nas escolas de educação diferenciada dos Potiguara irá contribuir em dois sentidos: – Facilitar o ensino aprendizagem de temáticas geográficas; – Preservar a identidade étnica e cultural desta etnia. A música indígena é de suma importância para os Potiguara, pois, ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço desses povos. As melodias indígenas potiguaras têm temáticas significativas para a geografia escolar: tais como: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), a sabedoria do seu povo, etc. Tendo como referência essas questões, esse trabalho discute a inerência da música no cotidiano das populações indígenas, especialmente os Potiguara, tendo em vista as relações que esses povos estabelecem com o espaço e são reproduzidas em sua musicalidade. A partir desse dado, indicamos a necessidade de uma abordagem dessa musicalidade na educação diferenciada desses povos. Diante deste contexto, passamos a falar da etnogeografia. A partir dessa abordagem, acreditamos que possamos contribuir para melhorar, ampliar, valorizar, mudar antigas práticas pedagógicas na sala de aula para, juntos, construirmos um conhecimento que valorize a identidade étnica e cultural deste povo e facilite o ensino aprendizagem de conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Músicas Indígenas; Etnogeografia.



O ENSINO DE GEOGRAFIA EM TERRAS INDÍGENAS
POTIGUARA DE RIO TINTO-PB


Sidnei Felipe da SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Geografia em terras indígenas do povo Potiguara, tendo como referência a Educação Escolar Indígena. A abordagem da geografia e a sua metodologia de ensino nas escolas de educação diferenciada dos Potiguara pode e deve contribuir  significativamente para preservar a identidade étnica e cultural destes povos. A geografia é de suma importância também para os Potiguara, pois, ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do espaço e a territorialidade desses povos. Sendo as temáticas mais significativas para a geografia e para o ensino de geografia nas aldeias Potiguara: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima, relevo, hidrografia), a questão socioambiental e a valorização da sabedoria do seu povo. A partir dessa abordagem, acreditamos que a geografia tem como contribuir para melhorar, ampliar e valorizar o conhecimento que os índios já possuem em relação ao seu território, estabelecendo uma relação entre o ensino de geografia e o etnomapeamento das terras indígenas Potiguara como instrumentos que valorizem a identidade étnica e cultural destes povos e facilitem o ensino aprendizagem de conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Terras Indígenas Potiguara; Etnomapeamento.