segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Grande Projeto realizado pela Escola Estadual Luiz Aprígio: II Fórum de Debates Escolares - Mamangaupe/PB

EEEFM Prof. Luiz Aprígio realiza com sucesso seu “II Fórum de debates escolares”




Designer: Miqueias Vitorino

Na última sexta-feira, dia 27 de setembro de 2014, no auditório do “Centro Cultural Fénix”, a escola EEFM Prof. Luiz Aprígio localizada na cidade de Mamanguape-PB, realizou o seu “II Fórum de debates escolares”, cujo tema foi: Saber em Rede - A Usabilidade da Internet e das Redes Sociais no Contexto Escolar e em Outros Contextos”.


Foto 1: Luciano Moreira
Abertura do Fórum

O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, incluindo alunos da própria escola e de outras instituições de ensino, educadores, representantes do conselho tutelar, autoridades locais e da comunidade mamanguapense.  Todos, durante a manhã desta sexta-feira (27), puderam adquirir conhecimentos valiosos sobre a utilização da internet e das redes sociais como ferramentas tecnológicas, que estão dando novos rumos aos relacionamentos sociais, bem como possibilitando a sua utilização para práticas educativas escolares.

O fórum foi o ponto máximo de um conjunto de atividades realizadas durante todo o ano letivo de 2014, mas que se intensificaram na semana do dia 23 à 26 de Setembro do corrente ano.

Através da realização deste conjunto de atividades, a escola Prof. Luiz Aprígio concorrerá ao Prêmio Escola de Valor, lançado com bastante sucesso pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) desde 2011, ao qual a referida escola já se sagrou contemplada em edições anteriores.

 

Foi propósito do evento:


·         Discutir a superexposição e privacidade nas redes sociais;
·         Promover as diversas mídias digitais atuais como parte da atividade educacional;
·         Compartilhar experiências de uso da internet, das redes sociais e das mídias digitais com a comunidade local, demais escolas e sociedade mamanguapense.


Fotos 2: Jânio Medeiros, Miqueias Vitorino e Elton Oliveira

As atividades desenvolvidas pelos alunos com a orientação dos professores foram:


·         Documentário sobre a superexposição nas redes sociais;
·         Criação do jornal “Tá ligado?!”, impresso e digital (página no Facebook);
·         Websérie “Via(gem), Lingua(gem)”;
·         Experimentação de provas online;
·         Lançamento do blog “Seu Luiz”, no Tumblr <seuluiz.tumblr.com>;
·         Ampliação do uso do grupo EEEFM Professor Luiz Aprígio entre alunos e professores para divulgação de conteúdos escolares e por um ensino-aprendizagem ubíquo;
·         Pesquisas sobre uso e tempo investido na internet e redes sociais;
·         Projetos de gamificação das aulas;
·         Muito mais;

A programação do evento contou com as seguintes atividades:


23 de Setembro, TERÇA-FEIRA - Manhã e tarde: Planfletagem e adesivagem;


24 de Setembro, QUARTA-FEIRA - Manhã e tarde: Palestras;


25 de Setembro, QUINTA-FEIRA - Manhã: Debate: “O uso do celular na escola e na sala de aula”; Tarde: Reunião para palestrantes e monitores para organização do evento (II Fórum).


26 de Setembro, SEXTA-FEIRA - Manhã: Abertura do II Fórum de Debates Escolares - Saber em Rede - A Usabilidade da Internet e das Redes Sociais no Contexto Escolar e em Outros Contextos”.
O conjunto de atividades incluindo debates, oficinas, mesas-redondas, palestra, entre outras, procuraram evidenciar a importância que as novas tecnologias digitais possuem para o processo de ensino aprendizagem na escola.


Foto 3: Alexandre Sousa
Prof. Aydê Medeiros, atual gestora da escola procedendo a abertura do Fórum

A abertura do Fórum foi proferida pela mestra de cerimônia Edna Calixto, que convocou para compor a mesa a gestora da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, Ayde Medeiro; a representante da Secretaria de Estado da Educação e da 14º Regional de Ensino, localizada no município de Mamanguape, a Sra. Genilda Pereira, que se fez presente em nome da gerente da 14ª Regional de ensino, Elaine Cristine; a Secretária de Ação Social do município de Mamanguape, a Sra. Fátima Lélis; a coordenadora escolar, Sra. Joelma Luiz; e, representando os professores da escola, como também na qualidade de organizador do Fórum, o prof, Jânio Medeiro.

Após a execução do Hino Nacional, que foi entoado com bastante entusiasmo pelos presentes, a gestora da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, Aydê de Medeiros, deu as boas-vindas a todos, manifestando sua satisfação em estar assumindo a missão de dirigir os trabalhos desta querida escola e poder oferecer um evento tão grandioso e importante para a educação do Vale do Mamanguape e, desde então, parabenizou a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso do evento. Logo em seguida, fizeram uso da palavra os demais componentes da mesa, os quais enalteceram a importância da realização deste evento.


Foto 4: Edna Calixto
Professores palestrantes: Elton Oliveira, Jânio Medeiros (org.) e Alexandre Sousa

Dando prosseguimento aos trabalhos, que passaram a ser presididos pelo Prof. Jânio Medeiros, foram proferidas 3 comunicações pertinentes ao tema, apresentadas por professores da referida escola.

O prof. Alexandre Sousa, especialista em Letras e Educação, como também Bacharelando em Direito pela UEPB, iniciou a roda de comunicações ministrando a palestra “Condutas delituosos nas redes sociais: como se prevenir, como combater”. Na oportunidade, apresentou númresentou nade de organizador doteinpossibliddade dor do Forum, Prof, Janio Medeiro, meros representativos sobre a utilizando da internet e das redes sociais. E, se utilizando de fatos que repercutiram nacionalmente, como o caso da atriz Carolina Dickmann, que teve suas fotos íntimas furtadas do computador particular e divulgadas na internet, comentou sobre a necessidade de o congresso nacional legislar a respeito da temática. Apresentou ainda algumas formas pelas quais podemos nos prevenir de crimes praticados através das redes sociais.

Em um segundo momento, o Prof. Elton Oliveira, graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, deu continuidade aos trabalhos da mesa com a palestra: O mal uso das redes sociais e da internet. Em sua comunicação, o professor deixou evidente que um dos mais recorrentes maus usos da internet é a prática de copiar e/ou fazer “downloads” indevidos de obras científicas, literárias, musicais e visuais que possuem direitos de autoria. E, a este respeito, ofereceu sugestões para que se evitem tais práticas. Alertou a todos quanto a presença de perfis falsos na internet, os famosos “fakes”, em que sempre escondem pessoas mal intencionadas e dispostas a produzir algum dano moral, psicológico ou material aos usuários das redes.

E, fazendo o encerramento dos trabalhos, o prof. Jânio Medeiro, graduado em Matemática pela UFPB e mestrando em Educação pela UFRN, proferiu palestra intitulada: Uso didático pedagógico da internet e das redes sociais no contexto escolar. Em sua comunicação, o professor evidenciou a importância da utilização destas ferramentas tecnológicas, e das redes sociais em específico, para atividades pedagógicas, e procurou oferecer várias orientações de como se utilizar da rede mundial de computadores para pesquisas escolares. Arguiu ainda que os professores devem procurar se adaptar cada vez mais a esta realidade, e que os alunos façam as devidas cobranças aos seus professores neste sentido, tendo em vista que o ciberespaço é povoado pelos jovens, e os professores devem também conhecer este ambiente, procurando, na medida do possível, transformá-lo em um espaço de aprendizagem.

Ao fim das comunicações, foi facultada a palavra aos presentes para que formulassem perguntas aos comunicadores, os quais se encarregaram de responder satisfatoriamente às indagações.

Foto 5: Luciano Moreira
Professores, funcionários e gestores da EEEFM Prof. Luiz Aprígio

Após o encerramento dos trabalhos, foi oferecido um “Coffee Break”, no salão de entrada do Centro Cultural Fênix, seguido de uma breve sessão de fotografias. Na ocasião, todos em confraternização, ressaltaram o sucesso do evento.

Ainda no decorrer do dia 27 de setembro de 2014, nas dependências da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, nos turnos tarde e noite, foram oferecidos um conjunto de atividades temáticas, atividades culturais e mais uma série de discussões pertinentes, em que os próprios alunos puderam protagonizar e dirigir os trabalhos, mas sempre com a orientação dos professores.


Desta forma, todos que fazem a EEEFM Prof. Luiz Aprígio, gestão, docentes, discentes e comunidade escolar estão de parabéns, por manifestarem o prazer de reafirmar seus compromissos em fazer uma educação pública de qualidade e que, junto a estas atividades desenvolvidas, acrescidas de outras que constantemente foram, e ainda serão propostas, produzir conhecimentos valiosas, contribuindo efetivamente para edificação social do município de mamanguape-PB.

Link recomendado: http://seuluiz.tumblr.com

Por: Alexandre Sousa, prof. da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, Mamanguape-PB – alexandreriotinto@gmail.com

Demais fotografias: Alexandre Sousa, Edna Calixto, Elton Oliveira, Luciano Moreira e Miqueias Vitorino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário