segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Raiane Silva, aluna representante do povo Potiguara da Escola Estadual Indígena Cacique Domingos, conquista a Paraíba e disputará etapa nacional dos Jogos Escolares




No último sábado iniciaram-se as disputas da etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2014, categoria B “15 a 17 anos”, organizados pela SEJEL (Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer), onde marca o encontro dos melhores alunos-atletas em várias modalidades esportivas das quatorze gerências regionais de ensino do estado da Paraíba, uma vez que o passaporte para a disputa dessa etapa estadual é ser campeão na etapa regional.
A aluna Raiane Silva, 17 anos, Aldeia Jaraguá – Rio Tinto, matriculada no 2° ano do ensino médio da EEIEFM Cacique Domingos Barbosa dos Santos, obteve o feito na prova de Lançamento de Disco “Atletismo”, onde havia se consagrado campeã no mês de maio da etapa regional realizada pela 14ª Gerência Regional de Ensino – Mamanguape. Logo, com a classificação adquirida continuara intensificado os treinamentos, junto ao professor de Educação Física Emerson Felipe, para a disputa da etapa estadual ocorrida nesse dia 20 de setembro do corrente ano na pista de atletismo da UFPB – (Campus I - João Pessoa), onde a promissora atleta conseguiu superar as demais rivais, representantes das outras regionais, numa disputa acirrada, pois, a mesma conseguiu superar limites e obstáculos pioneiramente alcançando êxito e referendando um marco para o esporte estudantil dos povos Potiguara da Paraíba.

O Prof. Emerson Felipe junto a Aluna Raiane Silva - Campeã Estadual na prova de Lançamento de Disco "Atletismo"

Vale ressaltar que a mesma atleta, ainda em agosto do corrente ano, também obteve a medalha de ouro na mesma prova da modalidade esportiva nos Jogos Escolares das Escolas Estaduais, evento realizado pela 14ª Gerência Regional de Ensino do Governo da Paraíba
Então, ela disputará os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional dos jogos escolares, maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes. Essa etapa nacional, 15 a 17 anos, acontecerá de 6 a 15 de novembro de 2014, na cidade de João Pessoa - Paraíba.
Raiane Silva, jovem Potiguara Campeã paraibana

“Esse feito comprova que as diferenças sociais, políticas e culturais, podem e/ou devem estimular o nosso educando aguçando no jovem o impulso necessário para alcançar o êxito, independente dos concorrentes, portanto, Raiane faz história não apenas dentro da Escola Estadual Indígena Cacique Domingos – Aldeia Jaraguá, mas, escreve um marco fomentador para todos os alunos da etnia Potiguara e todas as cidades que compõem o vale do Mamanguape, agregadas na 14ª Gerência Regional de Ensino, uma vez que representará o nosso estado nos Jogos Escolares da Juventude compondo a equipe paraibana de atletismo”, afirmou o professor Emerson Felipe.
“Eu dei o meu melhor. É a minha última oportunidade no esporte escolar devido à idade. Estou muito feliz. E, apesar das dificuldades sempre procurei melhorar a cada dia e treino. Dedico essa vitória, primeiramente a Deus, aos meus familiares, aos alunos da nossa escola e demais estudantes e professores da 14ª GRE que estiveram e torceram junto conosco, e, ao nosso professor de educação física que sempre incentivou e acreditou em nosso potencial”, concluiu Raiane.

Enfim, todo o povo Potiguara está de parabéns, em especial, a aluna Raiane e o professor Emerson, pois, acredita-se que a partir deste feito pioneiro referente as escolas indígenas, brevemente teremos outros atletas despontando no cenário nacional nas provas do atletismo e demais modalidades esportivas, uma vez que no futebol já temos vários exemplos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário