segunda-feira, 31 de março de 2014

Homenagem ao "Dia Internacional da Mulher" na EJA - Matarca/PB

Alunas da 3ª Série da EJA e a Professora Solange Pessoa


A professora Solange Pessoa da 3ª Série da EJA propiciou aos seus alunos e alunas um momento diferente ao trabalhar a importante data comemorativa do "Dia Internacional da Mulher", demonstrando toda a sua dedicação para com os seus alunos e para com a Escola Municipal José Ribeiro Bessa.

Em sua aula ela informou a todos os motivos pelo qual no dia 08 de março é celebrado o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, explicando que só veio a surgir no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, onde ficou decidido em homenagear todas as mulheres, em consequência ao que aconteceu em Nova Yorque (EUA), onde mulheres morreram queimadas na Fábrica de Tecidos, situada na região norte da cidade, o fato se deu devido a uma greve que estas heroínas iniciaram para reivindicar seus direitos trabalhistas, a questão do preconceito, a desvalorização da mulher, como também a desnecessária preconceituosa classificação do racismo.

Segundo o conteúdo apresentado na aula, ela deixou claro que com todos os avanços angariados pelas mulheres, elas ainda sofrem em muitos locais da nossa sociedade, com os baixos salários e a violência sexual masculina, para isso, já está em vigor a Lei Maria da Penha, já que ainda é grande a falta de respeito de muitos homens para com as suas companheiras, estas guerreiras do dia-a-dia.

Ao final da aula a Professora Solange entregou a todas as alunas da 3ª Série uma lembrança muito bem elaborada e funcional para as mulheres, contendo uma mensagem em homenagem as mulheres. Fica aqui o nosso registro do trabalho desta professora que está em consonância com os trabalhos da Coordenação Pedagógica e da Direção.

PARABÉNS MULHERES!!!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Carnaval da EJA em Mataraca-PB

No dia 27 de fevereiro de 2014, a equipe pedagógica da Escola Municipal José Ribeiro Bessa com o apoio da Direção e dos funcionários realizou o "Carnaval da EJA" um projeto escolar que teve como principal objetivo a inclusão dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas atividades de datas comemorativas propostas pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto de Mataraca

Jailda Cristina na abertura do evento
Secretaria de Educação e Desporto

Equipe Pedagógica pronta para a realização do evento
O evento teve inicio com os alunos se preparando para a participação dos "Concurso de Fantasia Mais Criativa" e o "Concurso de Máscara Mais Criativa" do Carnaval 2014, os critérios de escolha pelos jurados foram: Utilização de material reciclável; Beleza; Desenvoltura; Simpatia; e Alegria. 

Antes dos desfiles começarem todos os presentes fizeram questão de cantar e parabenizar a professora Edna e o aluno Tony pela passagem de seus aniversários neste dia.



Professora Edna
Aniversariante do Dia

Professores, Coordenação, Funcionários e Direção

Alunos concorrendo a Fantasia "Mais Criativa"
Alunos concorrendo a Máscara "Mais Criativa"

O Diretor Francisco entregando a premiação a aluna Sueli
2ª Colocada na Fantasia "Mais Criativa"
A Secretaria de Educação entregando a aluna Daniele
1ª Colocada na Fantasia "Mais Criativa"
Concorreram a Fantasia "Mais Criativa" os alunos: Maria José e Sueli (1ª Série), Ivonaldo e Valdemir (6ª Série), e Daniele (8ª Série). E para concorrer a Máscara "Mais Criativa" tivemos: José Nilson, Maria da Guia, Maria José e Sueli  (1ª Série), Aline (5ª Série) e Gildésio e Zumba (8ª Série).

As premiações foram as seguintes:
Fantasia "Mais Criativa"
1º Lugar - Medalha e 30,00$ (Reais)
2º Lugar - Medalha e 20,00$ (Reais)
3º Lugar - Medalha e 10,00$ (Reais)

Máscara "Mais Criativa"
1º Lugar - Kit de Cosméticos da Blosson

A aluna Aline
1ª Colocada com a Máscara "Mais Criativa"
Foi uma competição muito divertida e alegre com a participação de todas as turmas da EJA, no ritmo das marchinhas de carnaval, e após os desfiles e a entrega das premiações, os alunos e professores se organizaram nas salas de aulas, onde todas as turmas da EJA fizeram o seu banquete regado a muita comida e refrigerante.

Os Campeões do Carnaval da EJA
Professoras Edinha, Viviane e Isabela
Daniele a Campeã entre as Fantasias "Mais Criativas"
A fantasia da aluna Daniele (8ª Série) foi confeccionada totalmente por materiais recicláveis assim como previa o regulamento do concurso. E merecidamente ela foi escolhida como a Fantasia "Mais Criativa" do Carnaval da EJA - 2014.


Festa na 6ª Série
Festa na 8ª Série
Festa na 5ª Série
Alunos numa só alegria
Foi um das datas comemorativas que a escola promoveu através do projeto realizado pela equipe pedagógica e direção, abaixo segue o projeto:

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE MATARACA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – EJA

PROJETO: O carnaval da EJA

JUSTIFICATIVA
O carnaval é uma festa comemorada em todo o Brasil, o nosso país por apresentar uma grande diversidade e riqueza que o identifica através de sua cultura, música, dança, alegria nos possibilita trabalhar na escola com esta rica temática. Aproveitando a oportunidade para sensibilizar nossos jovens sobre o perigo neste período com as doenças sexualmente transmissíveis, as drogas, o cigarro e o excesso e abuso do uso de álcool.

OBJETIVO GERAL
Apresentar a riqueza cultural do Brasil no âmbito escolar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Trabalhar a temática através da música e da dança;
·        Despertar a criatividade na utilização de materiais recicláveis;
·        Desenvolver uma linguagem oral e escrita sobre o tema.

PROCEDIMENTOS
·        Pesquisar sobre as marchas carnavalescas;
·        Oportunizar a confecção de mascaras e fantasias (materiais recicláveis);
·        Desenvolver a produção de textos sobre o tema;
·        Orientar e preparar os alunos que desejam participar do Concurso de Fantasia “MAIS CRIATIVA” produzida com materiais recicláveis.

AVALIAÇÃO

Propomos que deve ser realizada de forma contínua, levando-se em conta a evolução, participação, disciplina e envolvimento e a integração dos alunos com as atividades da temática.