sábado, 23 de agosto de 2014

22 de agosto "O Dia do Folclore" - Comemorações da EJA da Escola José Ribeiro Bessa em Mataraca-PB


A Escola Municipal José Ribeiro Bessa (Escola da Ladeira) realizou nesta sexta-feira, dia 22 de agosto de 2014, o "Dia do Folclore" contando com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto, através da Secretária Jailda Cristina, e da Secretaria de Ação Social, através da Secretária Edilaine "Nenem", e com a colaboração dos corpos discente e docente, funcionários, coordenação e direção, o evento foi um sucesso e quem abrilhantou ainda mais a festa folclórica de nossa escola foi o Grupo Mensageiros da Paz, apresentando a dança "Ciranda da Melhor Idade", um grupo formado por 49 componentes da melhor idade (acima dos 65 anos) com a Coordenação de Neves e Jonas.

Professores e integrantes do grupo Mensageiro da Paz
Abertura do Evento
Coordenação Pedagógica falando da importância do "Dia do Folclore" para a educação
Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas. São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras. Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia. A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente. O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore. O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

A Gestora Escolar Cida Bastos, fala da importância da realização de mais um evento da escola voltado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que a escola quer proporcionar um ambiente adequado para realizar uma educação de qualidade.

A Gestora Escolar Cida Bastos junta aos integrantes do grupo Menssageiro da Paz
APRESENTAÇÃO CULTURAL
O grupo Mensageiro da Paz apresenta a "Ciranda da Melhor Idade"

Grupo Mensageiro da Paz
Todos na roda da "Ciranda da Melhor Idade"

Coordenador Jonas na roda da "Ciranda da Melhor Idade"

Aluno dançando na roda da "Ciranda da Melhor Idade"

Nosso agradecimentos ao grupo Mensageiro da Paz
Ao final da apresentação da "Ciranda da Melhor Idade" o grupo Mensageiro da Paz foi bastante aplaudido por todos os presentes, professores, alunos e funcionários adoraram a apresentação, e demonstraram muita admiração por essas pessoas que com mais de 65 anos de idade estão com muita disposição e alegria.

CONFRATERNIZAÇÕES NAS TURMAS
Os professores e alunos reuniram-se para realizar uma ceia contendo alimentos da nossa cultura prestigiando o nosso folclore, e tivemos pipoca, tapioca, beiju, arroz doce, manguzá, bolo de milho, bolo de fubá, macaxeira entre outros.

Turma do Fundamental I e as Professoras Zélia, Isabela e Janeide

Turma do 6º ANO e as professoras Viviane e Francielda 

Turma do 7º ANO e as professoras Viviane e Fabiula
Turmas dos 8º e 9º ANOS e os professores Gerisson e Viviane
Comidas típicas regionais
O evento transcorreu em uma clima de alegria e cordialidade e teve a participação maciça dos alunos matriculados da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Escola José Ribeiro Bessa, que junto aos professores, funcionários, coordenação e direção tiveram um momento de descontração e cultura com a apresentação do grupo Mensageiros da Paz de Mataraca-PB

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

20 de agosto - "O Dia do Maçom no Brasil"



20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM BRASILEIRO
Por vezes perguntamos. O que tem levado tantos homens, no mundo inteiro, a abraçar esta Instituição, seguir e difundir seus princípios?
Acreditamos que o motivo fundamental é porque confiamos nos princípios sobre os quais ela foi construída: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Crer nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência. Aperfeiçoar-se e servir.
Há a lição da irmandade. O sagrado sentimento de união entre os Irmãos, que nos traz a cada sessão e nos faz permanecer num fraterno e imorredouro abraço.
Homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho. Dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo.
Temos perfeita consciência de nosso papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando, aprimorando as coisas que nos cercam.

IIr.'. da Loja Comendador Arthur Lundgren Nº 37, Oriente de Rio Tinto-PB

Porque o dia 20 de agosto é considerado o Dia do Maçom no Brasil?
“Em setembro de 1918, o Irmão Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propunha ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.
Na data fixada, as Lojas de todo o Brasil deveriam realizar uma sessão que fosse Econômica, ou Magna de Iniciação, ou branca; não deveria ser exigido que se cumprisse um programa arcaico e muitas vezes despido de interesse.
Cada Loja que fizesse uma reunião como bem entendesse. Qualquer data poderia ser para o “Dia do Maçom”; a data poderia ser aquela em que esse projeto fosse aprovado.”
Posteriormente foi fixada a data de 20 de agosto, sendo aceita e comemorada por todos.
A explicação para a determinação do dia 20 de agosto baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde o Ir∴ Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.
Na realidade, autores referem um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro.
O que isso tem haver com a nossa Independência em 7 de setembro?
20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM, foi escolhido, porque nessa data, que realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da maçonaria.
E é uma efeméride nacional consagrada e, como tal, deve ser comemorada com toda pompa, pois a Maçonaria em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil e os Maçons de um modo geral devem reverenciar seus membros responsáveis pelas idéias e as efetivas ações, mas sempre sabedores da verdade histórica.
- Esta data consta do art.179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil e do art. 275 do Regulamento, ordenando a comemoração da data no dia 20 de agosto.
Desde 1923, encontra-se na BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, a Certidão das Atas do Grande Oriente do Brasil, de 1822, com o título DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, VOLUME I, LISBOA – RIO DE JANEIRO, 1923 – A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA.
Neste documento, grafa quando se refere à “Ata da Sessão de 20 do 6º mês Ano 1822”, a data correspondente no calendário Gregoriano como “(9 de setembro)”.
Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo , em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, na ARLS Arte e Comércio em 20 de Agosto, onde era 1º Grande Vigilante. Expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil.
Por causa do discurso proferido, a proposta foi votada e aprovada por todos os presentes.
A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada imediatamente a D. Pedro I que se encontrava também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo e mesmo determinação da maçonaria brasileira.

domingo, 17 de agosto de 2014

Grande Festa em Homenagem aos 35 anos de fundação da Loja Maçônica Comendador Arthur Lundgren Nº 37, Oriente de Rio Tinto-PB

No dia 09 de agosto de 2014, a Loja Maçônica Comendador Arthur Lundgren Nº 37, Oriente de Rio Tinto realizou uma Sessão Magna de Homenagens a ilustres cidadãos que contribuíram para o engrandecimento da Maçonaria em Rio Tinto, após a sessão no Pavilhão Maçônico ocorreu um grandioso baile dançante com a banda Nosso Rio, o forrozeiro Kleyton, Diecson Massafera e banda, e o músico Júlio Cézar.



SESSÃO MAGNA EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DE FUNDAÇÃO
DA LOJ.’. COMENDADOR ARTHUR LUNDGREN N° 37
AO DIA DOS PAIS E AO DIA DO MAÇOM
                                                                                                                   

Autoridades Maçônicas iniciando a Sessão Magna de Homenagens
Reinaldo Camilo - Sereníssimo Grão Mestre da G.'.L.'.E.'.P.'.B.'.
Carlos Soares - Venerável Mestre  da Loja 
C.'.A.'.L.'.
José Felipe - Delegado da Grão Mestrado 
da G.'.L.'.E.'.P.'.B.'.
José Ferreira - Fundador da Loja C.'.A.'.L.'.
Adeilson Nunes - Mestre Instalado e Juiz da Comarca de Rio Tinto
José Nivaldo - Grande Secretário 
da G.'.L.'.E.'.P.'.B.'.


- Obreiro Emérito

Delegado do Grão Mestrado fazendo a entrega o Diploma de Obreiro Emérito ao Ir.'. José Ferreira

Ir.’. José Ferreira da Silva – Fundador da Loja em 09/01/1979, completando 35 anos ininterruptos de serviços prestados a Loja Maç.’. C.’.A.’.L.’. e a Maçonaria, Ven.’. Mestre.’. por dois mandatos nos períodos compreendidos entre 1999-2001 e 2007-2009.  e  Ex-Delegado do Grão Mestrado da G.’.L.’.E.’.P.’.B.’.

- Preito de Gratidão

Prefeita Constitucional de Rio Tinto entregando o Diploma de Preito de Gratidão ao Ir.'. Adeilson Nunes
Ir.'. Adeilson Nunes de Melo – Natural de Teixeira-PB, Casado, foi Juiz da Comarca de Rio Tinto-PB e Campina Grande, Juiz Eleitoral da Comarca de Rio Tinto, Mestre.’. Inst.’.  contribuiu para o engrandecimento da Loja Maç.’. C.’.A.’.L.’. nesses seus 35 anos de existência

Ir.'. Antônio Carlos Ribeiro – Natural de João Pessoa-PBCasado, Graduado em DireitoEx-Diretor da CTRT, Iniciou na Ordem em 1980, 2° Ven.’. Mestre.’. da C.’.A.’.L.’., atualmente presta serviços com advogado da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojista de João Pessoa-PB contribuiu para o engrandecimento da Loja Maç.’. C.’.A.’.L.’. nesses seus 35 anos de existência

- Honra a quem Honra

O Ir.'. Marquiciel Amadeu homenageado com o Diploma Honra a quem Honra junta a sua família
Ir.'. Marquiciel Amadeu de Oliveira – Mestre.’. Maç.’. e Mestre de Cerimônias, Natural de Rio Tinto-PB, Casado, Graduado em História, Graduando em Direito, Policial Militar, Professor e Coordenador do PROERD  (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e agora de transferência para a Polícia Civil mediante aprovação em Concurso Público contribuiu para o engrandecimento da sociedade e da Loja Maç.’. C.’.A.’.L.’


- Honra ao Mérito

O Sr. Edmilson Amarins homenageado pelos seus serviços prestados
 a sociedade de Rio Tinto e a Loja Maçônica Comendador Arthur lundgren


- Edmilson Amarins – Natural de São Paulo-SP, Graduado em Administração e Economia, Casado, Empresário, Proprietário da Auto Escola Nova Olinda em Rio Tinto-PB.

A Srª Severina Ferreira e o Sr. Gabriel Saturnino homenageados pelos seus
serviços prestados a sociedade de Rio Tinto e a Loja Maçônica Comendador Arthur Lundgren


- Severina Ferreira Alves – Natural de Sapé-PB, Casada, Empresária e Proprietária do Mercadinho do Brizola e Prefeita Constitucional do Município de Rio Tinto.

- Gabriel Saturnino de Oliveira – Natural de Triunfo-PB, Graduado em Geografia e Matemática, Casado, possui o título de Cidadão Rio Tintense, Gerente Agrícola da Destilaria Miriri, Membro do ECC (Encontro de Casais com Cristo)

Consiste em um título de virtude dado estas pessoas que atingiram o reconhecimento público das suas atividades. Este reconhecimento surgiu da postura ética para com a sociedade e para com Loja Maç.’. C.’.A.’.L.’. .

Apresentação da Banda Nosso Rio no Baile dançante no Pavilhão Maçônico 

A família maçônica e a sociedade de Rio Tinto comemorando
os 35 anos de Fundação da Loja Maçônica Comendador Arthur Lundgren
e o Dia dos Pais no baile dançante no Pavilhão Maçônico





Diretoria

Membros da Loja Comendador Arthur Lundgren


Carlos Antônio Soares - Venerável Mestre;
Primeiro Vigilante - José Francisco dos Santos
Segundo Vigilante - Luís Carlos Matos
Roberto de Sousa David - Orador;
Sidnei Felipe da Silva - Orador Adjunto;
Josenir Gonçalves dos Santos - Secretário.





Ir.'. Sidnei Felipe da Silva

Orador Adjunto

sábado, 2 de agosto de 2014

Educação em Mataraca: discutindo assuntos relevantes para o bom funcionamentos das escolas públicas e a reformulação do PPP


PAUTA DA REUNIÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES ESCOLARES

MATARACA: 31/07/2014

·         Objetivo: Discutir assuntos relevantes para o bom funcionamento das Escolas do Município de Mataraca.

 

A Educação não consiste em fórmulas prontas e acabadas por isso é denominada como processo de ensino-aprendizagem.

Ø  Ensinamos o que, para quem e para que?

Ø  Aprendemos...?

                   A vida é uma eterna aprendizagem...

 


Servidores da Educação 



Ø  Oração Inicial

Ø  Reflexão (O KIT DA FELICIDADE)

Ø  Dinâmica (ENCONTRO DAS FLORES – O QUE É VIDA?)

Ø  Comemoração do Dia dos Pais

Ø  Projeto sobre o Dia do Estudante

Ø  Projeto sobre o Folclore

Ø  Independência

Ø  Reformulação do PPP (Projeto Político Pedagógico) das Escolas Municipais

Ø  Construção do Regimento Interno Escolar

Ø  Instrumento para Avaliação do Projeto Político Pedagógico

Ø  Verificar a frequência dos Educandos

Ø  Os coordenadores fazer correção dos diários de classe

Ø  Pontualidade: é sobre tudo uma questão de responsabilidade.

Ø  Mais Educação

Ø  Planejamento do 3º Bimestre

Ø  Mudança do Calendário da Escola Cônego José Vital Ribeiro Bessa e da José Ribeiro Bessa – EJA

Ø  Olimpíada de Língua Portuguesa

 

 

 

“A nossa missão é oportunizar o desenvolvimento de cidadão críticos, autônomos e atuantes na sociedade, através de um ambiente acolhedor e uma prática escolar que leva em consideração as diferenças individuais, os conhecimentos prévios e os historicamente acumulados.”


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

 

REUNIÃO SOBRE A REFORMULAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

O Projeto Político Pedagógico da escola é entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.

 

A reformulação do PPP requer constante participação de todos os envolvidos no ato educativo, conhecimento do que instituem os atos legais e das necessidades e especificidade da escola.

 

·         O que é o PPP?

 

É um documento que regulariza e norteia todas as ações educativas, discute os problemas, as especificidades e as necessidades da escola, define direitos e deveres, o calendário escolar e a forma de avaliação.

 

 

·         Qual a importância do PPP na escola?

 

É importante porque devem envolver todos os interessados: pais, alunos e professores, elaborando um currículo em comum.

 

·         Qual o significado do PPP?

 

Significa construção de um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela.

 

·         Para que serve o PPP?

 

Serve para que a gente trabalhe dentro das metas e objetivos que queremos atingir.

 

·         O que é PPP escolar?

 

É um documento sócio - político definido coletivamente que organiza o trabalho administrativo de uma escola.

 

·         Que processos envolvem a elaboração de um PPP?

 

Esse processo de elaboração será possível por meio das discussões e reuniões que envolvem toda a comunidade escolar, ou seja, entre equipe  administrativa, financeira e pedagógica , alunos, familiares e comunidade, focando  sempre melhoria      da prática   educativa e transformando  idéias e concepções em movimentos de ação importantes e fundamentais para o processo de construção.