segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Inclusão Digital de Professores e Alunos no Município de Marcação/PB no PROJETO PROUTA - PROJETO UM TABLET POR ALUNO


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA EMÍLIA GOMES DA SILVA
MARCAÇÃO – PB

PROJETO PROUTA
PROJETO UM TABLET POR ALUNO: INCLUSÃO DE ALUNOS E PROFESSORES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO


ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
Escola Municipal de Ensino Fund. Prof.ª Emília Gomes da Silva

PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Jefferson Aurélio Ferreira e Silva
 (Licenciatura em Ciências da Computação - UFPB)
jefferson.aurelio@dce.ufpb.br






IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto:
PROUTA: Inclusão de Professores e Alunos no uso de dispositivos móveis na educação.

Área de Abrangência:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Emília Gomes.
Rua:
Marcação/PB

Público-alvo:
Professores e alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Prof.ª Emília Gomes.

Duração do Projeto:
06 (seis) meses.

Período de Realização:
Início previsto: julho/2014
Término previsto: dezembro/2014

Professor Responsável:
Jefferson Aurélio Ferreira e Silva

Meta:
Incluir todos os professores e alunos da escola no uso dos dispositivos móveis.

Recursos Didáticos
Tablet, datashow, pen-drive, notebook e quadro-branco.


O Prefeito Adriano Barreto fazendo a entrega do Tablet à aluna
para a realização do PROUTA na Escola Profª Emília Gomes da Silva


Sala de aula informatizada para o Projeto PROUTA





APRESENTAÇÃO

O município de Marcação esta localizado no vale do Mamanguape onde algumas escolas já possuem laboratórios de informática, entretanto ainda há uma escassez de profissionais capacitados para utilizar este ambiente com foco no seu potencial educacional. A partir desta necessidade, este projeto visa proporcionar a inclusão digital de professores e alunos, ressaltando as vantagens do uso da informática em suas atividades, através da utilização de dispositivos móveis. Dessa forma, as atividades propostas contribuem para uma maior segurança do professor ao utilizar o ambiente das TICs, para a utilização de recursos básicos e até avançados, mas de fácil aprendizado, como as ferramentas/aplicativos da web em suas atividades em sala de aula. Além de capacitar os docentes indiretamente, o projeto objetiva capacitar os discentes e motivá-los a participar das aulas de forma lúdica e interativa, despertando nos alunos o interesse na aprendizagem móvel e colaborativa.



JUSTIFICATIVA

O surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TICs, têm alterado muitas atividades da vida moderna. Essas mudanças, ao longo dos tempos, levaram estudiosos envolvidos com a educação e tecnologia a refletirem e a pesquisarem sobre as consequências dessas práticas sociais no processo de ensino/aprendizagem.
Diante do avanço tecnológico e o crescente uso das novas ferramentas tecnológicas (Computador, internet, tabletes, caixa eletrônico, cartão magnético, etc.) na vida social, há uma necessidade dos cidadãos aprenderem a lidar como esses novos comportamentos e raciocínios específicos. Porém, a inclusão digital não é somente através do computador, precisamos capacitar as pessoas para usar as novas ferramentas de forma correta para que acessem as informações e os meios de criação e produção para a apreensão do conhecimento.
As TICs superam e transformam as formas de criação, transmissão, armazenamento e significação das anteriores (oralidade e escrita). Com essas tecnologias instaura-se uma outra lógica, encarnada em novos suportes, em máquinas dotadas de capacidade de armazenar, processar, e trocar informações a grande velocidade e com alta confiabilidade. Essas tecnologias rearticulam em unidade processual rica de virtualidades as demais linguagens, transformam a oralidade e a escrita, sem nunca dispensá-las em suas formas anteriores e colocam desafios outros para todos nós no sentido de fazer-nos usuários de tais modalidades de comunicação através dos meios digitais.
Neste contexto, percebe-se que a escola de ensino fundamental impactada pelas atuais políticas educacionais necessita de uma formação que contemple as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando assim, instrumentalizar o professor atuante nesse nível de ensino, objetivando mudanças significativas no pensar, fazer e agir pedagógicos no cotidiano escolar dos seus alunos.

Capacitação dos Professores no PROUTA

Professor Jefferson Aurélio idealizador do PROUTA
Capacitando o corpo Docente da Escola Municipal Profª Emília Gomes




OBJETIVOS

Objetivo Geral

Incluir alunos e professores no uso de dispositivos móveis, em especial o Tablet, para facilitar o processo de ensino/aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Emília Gomes.

 Objetivos Específicos
a) Capacitação de alunos para o manuseio de dispositivos móveis;
b) Orientação de professores na utilização de ferramentas que auxiliem os conteúdos das disciplinas ministradas em sala de aula, tais como: sites da web, portais de conteúdos, espaços colaborativos de aprendizagem, jogos educativos, entre outros;
c) Acompanhamento dos professores durante as aulas, dando o suporte necessário aos alunos no uso dos Tablets;
d) Gerenciamento e monitoramento dos arquivos dos Tablets para uso de alunos e professores;
e) Levar o professor a exercer seu papel de pesquisador e não mais um repetidor de informação. 

Alunos aprendendo a manusear os Tablets

Professor Jefferson Aurélio ministrando as instruções sobre o uso dos Tablets

Prof. Aldo Mendonça (História) ministrando aula com a utilização dos Tablets
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

a) Levantar e adequar a estrutura física de rede da escola.
b) Traçar o perfil docente e discente do público-alvo, envolvendo os stakeholders.
c) Baixar arquivos, aplicativos e programas para auxiliar os professores em sala de aula.
d) Preparar e organizar os horários, junto com a coordenação pedagógica e os professores para o uso do tablet em sala de aula.
e) Realizar pesquisas extraclasse para os professores utilizarem os conteúdos a serem ministrados e transmitidos aos alunos.
f) Avaliar o desenvolvimento do projeto junto com a direção e coordenação pedagógica.



OBS: A metodologia a ser utilizada será pautada em aula expositiva com apresentação de slides, exemplos práticos de aplicações, resoluções de problemas reais, utilizado o cotidiano dos alunos e exibição de vídeos para o aprimoramento dos conteúdos ministrados.




Grande Projeto realizado pela Escola Estadual Luiz Aprígio: II Fórum de Debates Escolares - Mamangaupe/PB

EEEFM Prof. Luiz Aprígio realiza com sucesso seu “II Fórum de debates escolares”




Designer: Miqueias Vitorino

Na última sexta-feira, dia 27 de setembro de 2014, no auditório do “Centro Cultural Fénix”, a escola EEFM Prof. Luiz Aprígio localizada na cidade de Mamanguape-PB, realizou o seu “II Fórum de debates escolares”, cujo tema foi: Saber em Rede - A Usabilidade da Internet e das Redes Sociais no Contexto Escolar e em Outros Contextos”.


Foto 1: Luciano Moreira
Abertura do Fórum

O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, incluindo alunos da própria escola e de outras instituições de ensino, educadores, representantes do conselho tutelar, autoridades locais e da comunidade mamanguapense.  Todos, durante a manhã desta sexta-feira (27), puderam adquirir conhecimentos valiosos sobre a utilização da internet e das redes sociais como ferramentas tecnológicas, que estão dando novos rumos aos relacionamentos sociais, bem como possibilitando a sua utilização para práticas educativas escolares.

O fórum foi o ponto máximo de um conjunto de atividades realizadas durante todo o ano letivo de 2014, mas que se intensificaram na semana do dia 23 à 26 de Setembro do corrente ano.

Através da realização deste conjunto de atividades, a escola Prof. Luiz Aprígio concorrerá ao Prêmio Escola de Valor, lançado com bastante sucesso pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) desde 2011, ao qual a referida escola já se sagrou contemplada em edições anteriores.

 

Foi propósito do evento:


·         Discutir a superexposição e privacidade nas redes sociais;
·         Promover as diversas mídias digitais atuais como parte da atividade educacional;
·         Compartilhar experiências de uso da internet, das redes sociais e das mídias digitais com a comunidade local, demais escolas e sociedade mamanguapense.


Fotos 2: Jânio Medeiros, Miqueias Vitorino e Elton Oliveira

As atividades desenvolvidas pelos alunos com a orientação dos professores foram:


·         Documentário sobre a superexposição nas redes sociais;
·         Criação do jornal “Tá ligado?!”, impresso e digital (página no Facebook);
·         Websérie “Via(gem), Lingua(gem)”;
·         Experimentação de provas online;
·         Lançamento do blog “Seu Luiz”, no Tumblr <seuluiz.tumblr.com>;
·         Ampliação do uso do grupo EEEFM Professor Luiz Aprígio entre alunos e professores para divulgação de conteúdos escolares e por um ensino-aprendizagem ubíquo;
·         Pesquisas sobre uso e tempo investido na internet e redes sociais;
·         Projetos de gamificação das aulas;
·         Muito mais;

A programação do evento contou com as seguintes atividades:


23 de Setembro, TERÇA-FEIRA - Manhã e tarde: Planfletagem e adesivagem;


24 de Setembro, QUARTA-FEIRA - Manhã e tarde: Palestras;


25 de Setembro, QUINTA-FEIRA - Manhã: Debate: “O uso do celular na escola e na sala de aula”; Tarde: Reunião para palestrantes e monitores para organização do evento (II Fórum).


26 de Setembro, SEXTA-FEIRA - Manhã: Abertura do II Fórum de Debates Escolares - Saber em Rede - A Usabilidade da Internet e das Redes Sociais no Contexto Escolar e em Outros Contextos”.
O conjunto de atividades incluindo debates, oficinas, mesas-redondas, palestra, entre outras, procuraram evidenciar a importância que as novas tecnologias digitais possuem para o processo de ensino aprendizagem na escola.


Foto 3: Alexandre Sousa
Prof. Aydê Medeiros, atual gestora da escola procedendo a abertura do Fórum

A abertura do Fórum foi proferida pela mestra de cerimônia Edna Calixto, que convocou para compor a mesa a gestora da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, Ayde Medeiro; a representante da Secretaria de Estado da Educação e da 14º Regional de Ensino, localizada no município de Mamanguape, a Sra. Genilda Pereira, que se fez presente em nome da gerente da 14ª Regional de ensino, Elaine Cristine; a Secretária de Ação Social do município de Mamanguape, a Sra. Fátima Lélis; a coordenadora escolar, Sra. Joelma Luiz; e, representando os professores da escola, como também na qualidade de organizador do Fórum, o prof, Jânio Medeiro.

Após a execução do Hino Nacional, que foi entoado com bastante entusiasmo pelos presentes, a gestora da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, Aydê de Medeiros, deu as boas-vindas a todos, manifestando sua satisfação em estar assumindo a missão de dirigir os trabalhos desta querida escola e poder oferecer um evento tão grandioso e importante para a educação do Vale do Mamanguape e, desde então, parabenizou a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso do evento. Logo em seguida, fizeram uso da palavra os demais componentes da mesa, os quais enalteceram a importância da realização deste evento.


Foto 4: Edna Calixto
Professores palestrantes: Elton Oliveira, Jânio Medeiros (org.) e Alexandre Sousa

Dando prosseguimento aos trabalhos, que passaram a ser presididos pelo Prof. Jânio Medeiros, foram proferidas 3 comunicações pertinentes ao tema, apresentadas por professores da referida escola.

O prof. Alexandre Sousa, especialista em Letras e Educação, como também Bacharelando em Direito pela UEPB, iniciou a roda de comunicações ministrando a palestra “Condutas delituosos nas redes sociais: como se prevenir, como combater”. Na oportunidade, apresentou númresentou nade de organizador doteinpossibliddade dor do Forum, Prof, Janio Medeiro, meros representativos sobre a utilizando da internet e das redes sociais. E, se utilizando de fatos que repercutiram nacionalmente, como o caso da atriz Carolina Dickmann, que teve suas fotos íntimas furtadas do computador particular e divulgadas na internet, comentou sobre a necessidade de o congresso nacional legislar a respeito da temática. Apresentou ainda algumas formas pelas quais podemos nos prevenir de crimes praticados através das redes sociais.

Em um segundo momento, o Prof. Elton Oliveira, graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, deu continuidade aos trabalhos da mesa com a palestra: O mal uso das redes sociais e da internet. Em sua comunicação, o professor deixou evidente que um dos mais recorrentes maus usos da internet é a prática de copiar e/ou fazer “downloads” indevidos de obras científicas, literárias, musicais e visuais que possuem direitos de autoria. E, a este respeito, ofereceu sugestões para que se evitem tais práticas. Alertou a todos quanto a presença de perfis falsos na internet, os famosos “fakes”, em que sempre escondem pessoas mal intencionadas e dispostas a produzir algum dano moral, psicológico ou material aos usuários das redes.

E, fazendo o encerramento dos trabalhos, o prof. Jânio Medeiro, graduado em Matemática pela UFPB e mestrando em Educação pela UFRN, proferiu palestra intitulada: Uso didático pedagógico da internet e das redes sociais no contexto escolar. Em sua comunicação, o professor evidenciou a importância da utilização destas ferramentas tecnológicas, e das redes sociais em específico, para atividades pedagógicas, e procurou oferecer várias orientações de como se utilizar da rede mundial de computadores para pesquisas escolares. Arguiu ainda que os professores devem procurar se adaptar cada vez mais a esta realidade, e que os alunos façam as devidas cobranças aos seus professores neste sentido, tendo em vista que o ciberespaço é povoado pelos jovens, e os professores devem também conhecer este ambiente, procurando, na medida do possível, transformá-lo em um espaço de aprendizagem.

Ao fim das comunicações, foi facultada a palavra aos presentes para que formulassem perguntas aos comunicadores, os quais se encarregaram de responder satisfatoriamente às indagações.

Foto 5: Luciano Moreira
Professores, funcionários e gestores da EEEFM Prof. Luiz Aprígio

Após o encerramento dos trabalhos, foi oferecido um “Coffee Break”, no salão de entrada do Centro Cultural Fênix, seguido de uma breve sessão de fotografias. Na ocasião, todos em confraternização, ressaltaram o sucesso do evento.

Ainda no decorrer do dia 27 de setembro de 2014, nas dependências da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, nos turnos tarde e noite, foram oferecidos um conjunto de atividades temáticas, atividades culturais e mais uma série de discussões pertinentes, em que os próprios alunos puderam protagonizar e dirigir os trabalhos, mas sempre com a orientação dos professores.


Desta forma, todos que fazem a EEEFM Prof. Luiz Aprígio, gestão, docentes, discentes e comunidade escolar estão de parabéns, por manifestarem o prazer de reafirmar seus compromissos em fazer uma educação pública de qualidade e que, junto a estas atividades desenvolvidas, acrescidas de outras que constantemente foram, e ainda serão propostas, produzir conhecimentos valiosas, contribuindo efetivamente para edificação social do município de mamanguape-PB.

Link recomendado: http://seuluiz.tumblr.com

Por: Alexandre Sousa, prof. da EEEFM Prof. Luiz Aprígio, Mamanguape-PB – alexandreriotinto@gmail.com

Demais fotografias: Alexandre Sousa, Edna Calixto, Elton Oliveira, Luciano Moreira e Miqueias Vitorino.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Raiane Silva, aluna representante do povo Potiguara da Escola Estadual Indígena Cacique Domingos, conquista a Paraíba e disputará etapa nacional dos Jogos Escolares




No último sábado iniciaram-se as disputas da etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2014, categoria B “15 a 17 anos”, organizados pela SEJEL (Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer), onde marca o encontro dos melhores alunos-atletas em várias modalidades esportivas das quatorze gerências regionais de ensino do estado da Paraíba, uma vez que o passaporte para a disputa dessa etapa estadual é ser campeão na etapa regional.
A aluna Raiane Silva, 17 anos, Aldeia Jaraguá – Rio Tinto, matriculada no 2° ano do ensino médio da EEIEFM Cacique Domingos Barbosa dos Santos, obteve o feito na prova de Lançamento de Disco “Atletismo”, onde havia se consagrado campeã no mês de maio da etapa regional realizada pela 14ª Gerência Regional de Ensino – Mamanguape. Logo, com a classificação adquirida continuara intensificado os treinamentos, junto ao professor de Educação Física Emerson Felipe, para a disputa da etapa estadual ocorrida nesse dia 20 de setembro do corrente ano na pista de atletismo da UFPB – (Campus I - João Pessoa), onde a promissora atleta conseguiu superar as demais rivais, representantes das outras regionais, numa disputa acirrada, pois, a mesma conseguiu superar limites e obstáculos pioneiramente alcançando êxito e referendando um marco para o esporte estudantil dos povos Potiguara da Paraíba.

O Prof. Emerson Felipe junto a Aluna Raiane Silva - Campeã Estadual na prova de Lançamento de Disco "Atletismo"

Vale ressaltar que a mesma atleta, ainda em agosto do corrente ano, também obteve a medalha de ouro na mesma prova da modalidade esportiva nos Jogos Escolares das Escolas Estaduais, evento realizado pela 14ª Gerência Regional de Ensino do Governo da Paraíba
Então, ela disputará os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional dos jogos escolares, maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes. Essa etapa nacional, 15 a 17 anos, acontecerá de 6 a 15 de novembro de 2014, na cidade de João Pessoa - Paraíba.
Raiane Silva, jovem Potiguara Campeã paraibana

“Esse feito comprova que as diferenças sociais, políticas e culturais, podem e/ou devem estimular o nosso educando aguçando no jovem o impulso necessário para alcançar o êxito, independente dos concorrentes, portanto, Raiane faz história não apenas dentro da Escola Estadual Indígena Cacique Domingos – Aldeia Jaraguá, mas, escreve um marco fomentador para todos os alunos da etnia Potiguara e todas as cidades que compõem o vale do Mamanguape, agregadas na 14ª Gerência Regional de Ensino, uma vez que representará o nosso estado nos Jogos Escolares da Juventude compondo a equipe paraibana de atletismo”, afirmou o professor Emerson Felipe.
“Eu dei o meu melhor. É a minha última oportunidade no esporte escolar devido à idade. Estou muito feliz. E, apesar das dificuldades sempre procurei melhorar a cada dia e treino. Dedico essa vitória, primeiramente a Deus, aos meus familiares, aos alunos da nossa escola e demais estudantes e professores da 14ª GRE que estiveram e torceram junto conosco, e, ao nosso professor de educação física que sempre incentivou e acreditou em nosso potencial”, concluiu Raiane.

Enfim, todo o povo Potiguara está de parabéns, em especial, a aluna Raiane e o professor Emerson, pois, acredita-se que a partir deste feito pioneiro referente as escolas indígenas, brevemente teremos outros atletas despontando no cenário nacional nas provas do atletismo e demais modalidades esportivas, uma vez que no futebol já temos vários exemplos.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Um evento internacional no coração do Vale do Mamanguape (PARAIBA-BRASIL)


IV SECAMPO: um evento internacional no coração do Vale do Mamanguape 
Paulo Palhano
GEPeeeS-UFPB

vida acadêmica precisa de espaços plurais para realizar-se explicitando e exibindo entre e pelos pares as suas produções parciais ou conclusivas, num intenso movimento dialógico, onde reina a confraternização de saberes, o melhor entendimento dos objetos, dos desafios, constituindo-se o fazer ciência.

O IV SECAMPO, Seminário Internacional de Práticas Educativas, possui essa  'identidade', pois verifica-se que é profundamente marcado: a) pela participação de um coletivo acadêmico universitário; b) pela expressiva participação de educadores da rede publica; c) pela intensa presença ativa estudiosos e militantes dos movimentos sociais. Esses atores são convidados a renovarem seus laços pelo compartilhamento de esforços e trabalhos acadêmicos.

Na edição IV SECAMPO teremos a honrosa presença contarmos com educadores internacionais nas mesas de conferências, como: Mariano Isla (CUBA), Alba Rosa Pereyra Lanzillotto (ARGENTINA), Marta Pernambuco (UFRN), Alder Júlio Calado (UFPB), Maria Sirley (AELAC) e outros de igual labor e relevância em estudos educacionais.
Na programação constam 14 Grupos de Trabalhos - GT's, onde os participantes podem apresentar suas comunicações orais. Haverá ainda 09 Círculos de Cultura, onde diálogos serão estabelecidos numa polifonia educativa.

Para tal, o IV SECAMPO conta com um conjunto de professores-pesquisadores abnegados sendo estes vinculados a diversas instituições acadêmicas, como: UFPB - Campus João Pessoa, Campus Mamanguape/Rio Tinto e Campus de Bananeiras; UFCG, URFESA -Campus Angicos; UFRN- Campus Natal; UFMG; UFPE; UFC; UNICAMP; e IFRN-Campus Natal e Campus Parnamirim, que estarão coordenando as atividades educativas.

Na arquitetura do IV SECAMPO há um conjunto articulado de atos culturais que trarão ao público, em diversos formatos, atividades culturais, como: o Toré pela Juventude Universitária Indígena Potiguara (Aldeias Potiguara); a Poesia nos versos de Hailton Mangabeira (Macaíba); a Musicalidade nas vozes límpidas do Coral Augusto dos Anjos – Sapê-PB; o Reggae pela força da Banda D'gradê – (Mamanguape-PB), incubada pela INCUPOSVAM; a Capoeira (Rio Tinto-PB) com sua ginga e africanidade; além de outras representações da rica diversidade cultural.

No centro das atenções teremos as questões sobre metodologias. A ciência e a sociedade necessitam que seus membros qualificados em ambiente próprio como o IV SECAMPO, explicitem, aprofundem e validem ideias, inquietações, projetos, propostas estratégicas, alimentando e qualificando as práticas educativas.  

O IV SECAMPO ancora-se nos fundamentos de Paulo Freire e da teoria crítica. Não se trata de homenagear apenas, mas de utilizar o legado teórico experienciado em diversas partes do mundo. Paulo Freire nos deixou extensa coleção de títulos versando sobre educação. O 'andarilho da educação' e patrono da educação brasileira, foi o brasileiro que recebeu mais títulos internacionais, merecidos pela sua competência e contribuições para o ensino, pesquisa, extensão no âmbito escolar e junto aos movimentos sociais.

A coordenação convida os estudantes e professores a se fazerem presentes, apresentando seus achados em forma de artigo completo, artigo resumo estendido, banners, amostra de fotografia e amostra de vídeo, num amplo legue de opções. Lembramos que com apenas uma inscrição o participante apresentar seus trabalhos e ter acesso a todos os ambientes,  fomentando ricas reflexões e assim ampliando o seu capital cultural.

Para viabilizar o IV SECAMPO faz-se necessário destacar que um grupo de estudantes e professores, coordenados pelo GEPeeeS que encontra-se há um certo tempo dedicando a estruturar toda a organicidade desse evento. No site www.ccae.ufpb.br/secampo, organizados por bolsistas GEPeeeS, o participante têm a sua disposição todas as informações sobre o IV SECAMPO. E se precisar poderá enviar comunicação via e-mail: secampo2014@gmail.com.
Reiteramos a importância  da participação de estudantes de graduação e pós-graduação, de professores-pesquisadores, educadores da rede publica, estudiosos e militantes dos movimentos sociais para que juntos possamos saborear a troca de saberes. Todos são bem vindos a este espaço acadêmico da América Latina.


Site:
E-mail:


Reunião especial da Ordem DeMolay em Rio Tinto-PB

A GL.˙. DO G.˙. arq.˙. do univ.˙.
Loja Maçônica Comendador Arthur Lundgren nº 37 – Or.˙.Rio Tinto/PB.
Sob os Ausp.˙.da Gr.˙.L.˙.Maçônica do Estado da Paraíba

Cerimônia Pública da Ordem DeMolay

Reunião Presidida pela Ordem DeMolay – 15/09/2014

Capítulo Filhos do Imperador

Reunião especial com apresentação da Cerimônia das Luzes. Capítulo Filho do Imperador na Loja Maçônica Comendador Arthur Ludgren n 37, do Oriente de Rio Tinto-PB
Lojas presentes: A Loja Anfitriã Comendador Arthur Ludgren, Imperador Pedro ll, Fidélitas, Últimos Templários, Estrela de Araça, Regeneração Campinense e o Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay da Paraíba.

·         Abertura dos Trabalhos:
Entrada do Pavilhão Nacional
Hino da Bandeira e Hino Nacional
Entrada do Pavilhão Nacional

Oração
Oração para abertura dos trabalhos

·         Sessão de Entrega de Certificados e Cerimônia da Luz
- Entrega do Certificado de Gratidão à Loja Comendador Arthur Lundgren
O Mestre Conselheiro Edenilton entregando o Certificado de Gratidão ao Venerável Mestre Carlos Soares

- Cerimônia da Luz: No altar fica o Livro Sagrado e os Livros Escolares e o simbolismo das sete velas.
Cerimônia da Luz

- Palavra a Bem da Ordem:
Diego Carlos (Sênior DeMolay) agradeceu aos tios maçons presentes e agradeceu a Loja Comendador Arthur Lundgren a todo apoio oferecido por esta oficina ao Capítulo DeMolay e por fim falou da investidura da oficina na fundação do capítulo.

Sidnei (Maçom) parabenizou os DeMolays pela brilhante reunião realizada e disse de sua felicidade em participar da referida reunião, por fim falou da felicidade de ter dezenas de ex-alunos e alunos que hoje fazem parte da Ordem DeMolay.


Luís Duílio (Maçom) Primeiro Vigilante da Loja Fidélita foi Sênior DeMolay e inicialmente falou do nascimento do Capítulo Defensores do Rio Vermelho e comentou como ocorreu a sua iniciação na Ordem DeMolay e explicou a importância do reconhecimento do Capítulo Filhos do Imperador para com a Loja Comendador Arthur Lundgren, por ser uma oficina que sempre apóia os empreendimentos do capítulo.

Ícaro (DeMolay) agradeceu o convite ao Venerável Mestre da Loja Soares e teceu reflexões sobre o trabalho em união entre a Ordem DeMolay e a Maçonaria, e deixou os votos de congratulações para a fundação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho.

Carlos Soares (Maçom) Venerável Mestre Comendador Arthur Lundgren Carlos falou que a maior obra da maçonaria são os jovens através dos princípios que norteiam a Ordem DeMolay e reiterou todo o apoio ao Capítulo Filhos do Imperador e ao Priorado Cavaleiros do Ocidente teceu explicações sobre a escolha do nome do Capítulo da oficina “Defensores do Rio Vermelho” que foi um nome sugerido por Cristofferson Allysson (Maçom) e que foi aclamado e aceito por todos os irmãos da Loja Comendador Arthur Lundgren.
Carlos Antônio Soares - Venerável Mestre da Loja Comendador Arthur Lundgren


José Carlos Brito (Maçom) membro do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay e falou dos 15 anos de experiência dentro da Ordem DeMolay e das mudanças que ela opera nos jovens e teceu explicações sobre os trabalhos executados pela Ordem DeMolay e suas reuniões, por fim falou da importância da fundação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho, que será um excelente investimento da oficina.
José Carlos Brito - Oficial Executivo da 1ª Região da Ordem DeMolay da Paraíba


Ivan Lucena (Maçom) Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay da Paraíba, saudou a todas as autoridades maçônicas, aos Irmãos, aos DeMolays e a todos os convidados, iniciou falando sobre a fundação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho e da contribuição do Capítulo Filhos do Imperador nesta reunião, disse que nesta data está completando 30 anos de maçonaria e que nestes quase trinta anos esteve junto a ordem DeMolay, comentou sobre as atividades empreendidas pelos DeMolays que contribuem para transformações em nossa sociedade.
Ivan Lucena - Grande Mestre Adjunto Estadual da Ordem DeMolay


Encerramento dos Trabalhos
O Mestre Conselheiro Edenilton conduzindo os trabalhos do Capítulo Filhos do Imperador


·         Diretoria do Capítulo Filhos do Imperador
Mestre Conselheiro: Edenilton
1º Conselheiro: Jefferson
2º Conselheiro: Arthur
1º Diácono: Márcio
Mestre de Cerimônias: Paulo
Capelão: Acácio
Membros Ativos: Ícaro Nóbrega e Dyego Carlos



·         Autoridades Maçônicas

Carlos Soares – Venerável Mestre (Comendador Arthur Lundgren)
José Felipe – Delegado do Grão Mestrado da Paraíba (13º Distrito Maçônico)
Ivan Lucena – Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay
José Carlos Brito – Oficial Executivo da 1ª Região da Paraíba da Ordem DeMolay
Luís Carlos – Membro do Conselho Consultivo “Cap. Defensores do Rio Vermelho”
Hildebrando Domingos – Membro do Conselho Consultivo “Cap. Defensores do Rio Vermelho”
Waldemberg – Membro do Conselho Consultivo “Cap. Filhos do Imperador”
Aldemir – Membro do Conselho Consultivo “Cap. Filhos do Imperador”

Carlos Soares - Venerável Mestre da Loja Comendador Arthur Lundgren
José Felipe - Delegado do Grão Mestrado do Estado da Paraíba
Luís Carlos - 2º Vigilante e Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Defensores do Rio Vermelho



Trabalhos Concluídos
DeMolays, Maçons e Convidados

Ordem DeMolay e Maçonaria


Sidnei Felipe da Silva
Mestre Maçom
Orador Adjunto - Loja Comendador Arthur Lundgren

Sidnei Felipe