sexta-feira, 15 de maio de 2015

ENEM 2015

Enem 2015, Tudo o que você precisa saber sobre as novas regras.


Com taxa de inscrição mais cara, o Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje as novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Inscrições começam no dia 25 de maio.
A expectativa do ministério é que o custo do exame por aluno fique 20% mais barato com as novas medidas. Em média, o governo gasta cerca de 52 reais por candidato.
Para se ter uma ideia, só o fato do cartão de confirmação ser enviado exclusivamente por e-mail vai render uma economia de 18 milhões de reais aos cofres públicos, segundo cálculos do órgão. 
As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Janine Ribeiro. 
Veja, abaixo, as principais informações sobre a nova edição do Enem. 

Qual vai ser o período de inscrições? 

As inscrições começam no próximo dia 25 de maio e vão até o dia 5 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até às 21h59 do dia 10 de junho. 

Quanto vai custar? 

A taxa de inscrição vai custar 63 reais. É a primeira vez que o valor sofre um aumento em dez anos. Até 2014, o custo era de R$ 35. 

Quem não precisa pagar a taxa? 

Os alunos matriculados na rede pública de ensino e que vão concluir o Ensino Médio este ano não precisam pagar a taxa de inscrição. A mesma medida vale para os candidatos que comprovarem renda familiar de até 1,5 salário mínimo – ou o equivalente a 1.182 reais.

Quando serão as provas? 

As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro de 2015. Os portões
serão fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas só devem começar 30 minutos depois disso.

Para candidatos sabatistas, a prova do sábado começa às 19h (horário local) nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Nos demais estados, será às 19h segundo o horário de Brasília.
Quanto tempo cada prova vai durar? 

No primeiro dia, serão as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.

Como vai ser o envio do cartão de confirmação? 

Este ano, o cartão de confirmação poderá ser baixado diretamente na página do exame na internet.  Nos anos anteriores, o envio foi pelo correio. 

O que acontece se eu faltar nas provas?

O estudante isento da taxa de inscrição que faltar nos dois dias de provas do ENEM perderá o benefício na próxima edição do exame e terá que pagar pela inscrição.  

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário