sábado, 21 de março de 2015

UFPB oferece 150 vagas para Curso de Especialização em EJA - Campus IV



Para realizar a inscrição e candidatar-se a uma das 150 vagas, o interessado deve acessar o site do curso e proceder conforme orientações no edital.
A Coordenação do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, na modalidade a distância, a ser ministrado pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, considerando a aprovação do curso pela Resolução n.º41/2014 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), torna públicas as normas para o processo de seleção de alunos.

Esse curso terá como objetivo geral proporcionar oportunidade de aprimoramento para educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apresentem ou não formação nessa área de ensino, de forma a articular os estudos da educação e da inclusão social, com o uso das tecnologias da informação no sentido de favorecer e garantir um exitoso processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade.

Poderão candidatar-se a uma das 150 vagas professores, alfabetizadores, gestores e outros profissionais da Rede Pública de Ensino do Estado da Paraíba. Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o endereço eletrônico http://www.ejanadiversidade.com e proceder conforme orientação do edital. O curso está previsto para ser realizado em 360 horas, na modalidade semipresencial com o início das aulas no mês de abril do corrente ano.

terça-feira, 10 de março de 2015

I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI/PRONEX em ITAPOROROCA-PB





I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO-REI/PRONEX

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: 
NOVAS PERSPECTIVAS E NOVOS DESAFIOS

  • 07 DE MARÇO 2015 em ITAPOROROCA–PB


08:00 - Credenciamento e Café da Manhã

09:30 - Abertura e Composição da Mesa

A Coordenação da FECR abrindo oficialmente o evento
Profª Ana Luisa


Autoridades para a Composição da Mesa
  • Representando o Poder Legislativo do município de Itapororoca: Vereador Rodrigo Carvalho
  • Representando a FECR: Ana Luisa
  • Professor da FECR: Luiz Carlos
  • Professor da FECR: Junio Santos
  • Professor da FECR: Emerson Felipe
  • Professor da FECR: Sidnei Felipe
  • Professora da FECR: Suzana Alves
  • Professora da FECR: Joana Marta
  • Professora da FECR: Cacilda Maria
  • Professora da FECR: Dalvanira Confessor



09:45 - Conferência de Abertura: "Novas Perspectivas e Desafios na Educação Contemporânea" - Palestrante: Prof. Ms. Sidnei Felipe da Silva

Prof. Sidnei Felipe - Palestrante

A nossa fala na abertura do Simpósio que teve como tema "Novas Perspectivas e Desafios na Educação Contemporânea" foi iniciada com os seguintes questionamentos "Como chegamos à realidade que temos hoje na educação?", "Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar?", e "Como tudo isso impacta o meu trabalho como EDUCADOR?"
Apresentamos uma linha de tempo que demonstrava as profundas mudanças ocorridas na educação frente a sociedade, desde a sociedade pré-industrial, à sociedade industrial, e por fim, chegando a sociedade pós-industrial, no mundo contemporâneo e as imposições de modo de produção capitalista através de receituário neoliberalista iniciado no Brasil no inicio da década de 1990. Tecemos reflexões sobre a educação no mundo globalizado e fundamentamos nossa fala nas ideias dos teóricos da educação Paulo Freire, Jacques Delors, Vera Maria Candau, Adam Shaff, Milton Santos, José Claudinei Lombardi entre outros. Em nossas considerações finais pontuamos sobre os desafios que a educação enfrenta no limiar do século XXI, e como podemos realizar um trabalho visando uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE visando uma sociedade mais justa e igualitária. 

Graduandos da FECR na Abertura do Evento


Palavra facultada aos membros da mesa e aos participantes do evento:
Prof. Luiz Carlos

Prof. Emerson Felipe

Os professores teceram reflexões sobre a Educação na Contemporaneidade e propuseram um maior engajamento por todos os segmentos da sociedade em prol de uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE.

Prof.ª Joana Marta


 A professora agitou todos os mais de 200 participantes do simpósio através de uma atividade lúdica.

Todos dançando com a Prof.ª Joana Marta
Graduanda Mônica
A graduanda do Curso de Pedagogia do Polo de João Pessoa pediu a palavra para ler uma mensagem em homenagem a todas as mulheres presentes, haja vista, o Dia Internacional das Mulheres - 08 de março.

Grandioso evento com mais de 200 inscritos
12:00 - Almoço

13:00 - Oficinas
DISCUSSÃO SOBRE TEMAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO
               O Desfio da Inclusão Escolar              
Ludicidade na Educação
       O Desafio das Novas Tecnologias na Educação

SALA 1 - LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO - Prof. Luiz Carlos

Sala 1
SALA 2 - LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO - Prof.ª Joana Marta

Sala 2
SALA 3 - LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO - Prof.ª Cacilda Maria

Sala 3

SALA 4 - O DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR - Prof.ª Suzana Alves de Araújo

Sala 4

SALA 5 - O Desafio das Novas Tecnologias na Educação - Prof.ª Emerson Felipe



Organização:

Monitoras do Simpósio

Monitoria da Organização do Simpósio
A Coordenação do evento preparando os Certificados
Organização do Simpósio - Polo de Itapororoca
Wiliam 
16:00 - Encerramento - Plenária

Thaisa - Secretária da FECR junto às alunas do Polo de João Pessoa






terça-feira, 3 de março de 2015

ESCOLA MUNICIPAL PROFª. EMÍLIA GOMES, EM MARCAÇÃO, IMPLEMENTA EJA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Escola Municipal de Ens. Fund. Emília Gomes da Silva

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Emília Gomes da Silva, autorizada pela Secretaria Municipal de Educação, iniciou na noite desta segunda feira, 02 de março do corrente ano, o Ano Letivo 2015 com uma novidade em seu educandário, pois, implementou a modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) na segunda fase do Ensino Fundamental.


Dialogando junto a Secretária Municipal de Educação, Sra. Avenys Soares, tornou-se evidente que segundo ela o prefeito Adriano Barreto não tem medido esforços para investir em todos os setores da educação municipal, onde a mesma afirmou que a efetivação do ensino fundamental II, através da EJA, é, sem dúvida, mais uma grande ação dessa gestão, pois, ela afirmara que após terminar 2014 comemorando êxito na educação escolar marcacense, já assegura sucesso notório nesse início de ano letivo através dos múltiplos investimentos direcionados para a educação.

A Gestora Escolar Tatiana Lima deu as boas-vindas aos Jovens e Adultos matriculados no turno da noite

A gestora escolar, professora Tatiana Lima, em seu discurso de boas-vindas manifestou a alegria em poder receber o corpo discente numa escola que está se transformando em modelo devido as múltiplas conquistas adquiridas visando melhorias em seu espaço físico, asseverou sua confiança no competente corpo discente, administrativo e pessoal de apoio do educandário e, em especial, retratou que a chegada da EJA no terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental II vem objetivando atender anseios de todos os munícipes, pois, esta vem para beneficiar os alunos que residem tanto nas aldeias como, também, aqueles que moram no centro e que por algum motivo tiveram sua educação escolar interrompida. 

Gestora Escolar e equipe responsável pelas matriculas dos alunos na EJA
Equipe Pedagógica da EJA (Professores e Coordenação)


Por fim, o coordenador da EJA, o professor Ms. Sidnei Felipe, dialogando junto aos alunos explicou os pressupostos, a metodologia, e as principais características dessa modalidade de ensino, inclusive, respaldando-a como necessária para aquela população. “(Re) construiremos um projeto educacional municipal de desenvolvimento, pois, devemos zelar pelo público alvo compreendendo a realidade e incluindo o educando num cenário digno, atrativo e não excludente”, afirmou o profissional da educação.
    
Professores reunidos para discussão das metodologias a serem utilizadas na EJA



"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."
(PAULO FREIRE)