segunda-feira, 20 de abril de 2015

Governo lança Projeto para incentivar Turismo Sustentável em Terras Indígenas Potiguara

Caciques de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto participaram das comemorações
Caciques de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto participaram das comemorações
O Governo do Estado lançou, neste domingo (19), Dia do Índio, o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, no município de Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba. A solenidade aconteceu  na Aldeia São Francisco. O projeto tem o objetivo de valorizar a cultura, além de incentivar a economia e o fortalecimento do turismo sustentável na área dos Potiguara.
Na ocasião, foi feita a entrega de tablets para alunos do ensino médio das escolas estaduais, além de realizada uma capacitação na língua Tupi para professores de escolas indígenas que já estão atuando com a língua, e ainda, a entrega do livro Educação Ambiental – Experiências e Práticas dos professores e alunos Potiguaras. O governador Ricardo Coutinho foi representado pela secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.
Sobre o Nas Trilhas dos Potiguaras, o secretário Executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity, afirmou que o governador Ricardo Coutinho elaborou o projeto para atender todo o Litoral Norte, porque a cultura Potiguara não se restringe apenas às aldeias ou a reserva indígena. “A cultura Potiguara dominou todo o Litoral Norte da Paraíba, durante séculos, e aqui foram escritos os primeiros capítulos da História do Brasil”, ressaltou.
Com o propósito de valorizar a história, o Governo do Estado criou a infraestrutura para que a região possa ser conhecida. Para que as pessoas pudessem ter acesso às trilhas, foi construída a estrada de Forte Velho e a estrada de Barra de Camaratuba, formando dois portais a essa área do Litoral Norte. Segundo o secretário, ainda serão feitas melhorias de recapeamento na rodovia de Lucena e da Baía da Traição.
“Com essas quatro rodovias, nós poderemos começar a explorar o grande potencial do ecoturismo, do turismo sustentável que essa região oferece. Afinal, ao longo desses 14 quilômetros de litoral não encontramos só a cultura indígena Potiguara, mas grandes reservas ambientais”,  lembrou. Ainda segundo ele, essas áreas vão se transformar em um grande roteiro ligando os pontos históricos às manifestações culturais locais, para que seja montado o guia [Nas Trilhas dos Potiguaras] para quem deseja explorar a região”, explicou.
O local está repleto de praias belíssimas, rios, lagoas, trilhas, comunidades, além de uma rica gastronomia com tradição indígena. “O objetivo do governador Ricardo Coutinho é unir tudo isso afim de promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região”, enfatizou o secretário.
Entrega de tablets para alunos do ensino médio
Entrega de tablets para alunos do ensino médio
Empreendedores – Os índios que tiveram acesso ao Projeto Empreender e que sobrevivem do artesanato, agradeceram a oportunidade e afirmaram que nunca tiveram acesso às linhas de crédito. Uma das beneficiadas pelo projeto, a potiguara Neuza Maria disse que tem a oportunidade de aumentar os negócios por causa do programa. Ela confessou que se sente feliz em ser uma mulher que produz e gera renda para a família. Neuza vende acessórios artesanais.
O cacique Alcides disse que os Potiguaras estão de parabéns porque têm acesso ao Governo do Estado. “Pra gente, as políticas sociais e públicas neste Governo estão abertas nas questões de infraestrutura, pavimentação, agricultura e educação. Todos esses benefícios mostram o interesse em promover o desenvolvimento sustentável dos povos Potiguaras da Paraíba e todos reconhecem os esforços”, comemorou o cacique.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

MARCAÇÃO INVESTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A Prefeitura Municipal de Marcação através da Secretaria Municipal de Educação inicia o ano letivo 2015 investindo maciçamente, também, no componente curricular Educação Física, pois, além de ofertar essa disciplina, através do Projeto: “Marcação propicia Atleta na Escola”, em várias unidades de ensino que detêm apenas o Ensino Fundamental I, conforme já havia sido implantada no ano de 2014 essas aulas na EMEF RAIMUNDA SOARES DE LIMA (Centro), EMEF MARECHAL RONDON (Aldeia Tramataia) e EMEF TEODOLINO SOARES DE LIMA (Aldeia Camurupim), estendeu nesse ano de 2015 o projeto a EMEF DEPUTADO EDUARDO FERREIRA (Caeira), sendo as aulas ministradas por profissionais da área mencionada, o qual isenta o pedagogo “profissional de suma importância na educação escolar” de também ministrar a disciplina junto aos educandos.
O professor Eduardo Lima mostrou-se mui feliz ao comentar o atual cenário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Emília Gomes da Silva, onde segundo ele, jamais pensara em encontrar numa escola pública municipal uma gama tão diversificada de recursos para o trabalho docente, dentre os quais fora mencionado: o tatame e 150 quimonos para a prática do Judô; a mesa , raquetes e bolas para a prática do Tênis de Mesa, material convencional para múltiplas atividades que envolvem esportes olímpicos individuais e coletivos, dentre outros. 

Prof. Eduardo Lima - Realizando o Exame Biométrico

Alunos passando pela a Avaliação Física e Exame Biométrico


“O apoio da Gestora Escolar Tatiana Lima e do Coordenador Pedagógico Aldo Mendonça, a competente equipe de profissionais de educação física que atua em conjunto, a aceitação e doação do corpo discente, somado há uma remuneração digna nos deixaram extremamente tranquilos e incumbidos de efetuar um trabalho exitoso no ano letivo 2015, logo, acreditamos  que iremos colher mui frutos e resultados positivos, inclusive, com aproximadamente um mês de aulas conseguimos, após trabalho realizado diuturnamente, construir dados quantitativos e qualitativos dos educandos através da avaliação física e exame biométrico realizados pela equipe de professores de educação física e dados essenciais, através do necessário, exame médico, efetivado pelo competente Dr. Lindinaldo Almeida, como também, já promover o início de um grandioso projeto, intitulado: JOGOS ESCOLARES INTERNOS DA ESCOLA EMÍLIA: INCENTIVANDO O DESPORTO, REDESCOBRINDO TALENTOS, onde brevemente iremos colher frutos nos JOGOS ESCOLARES E PARAESCOLARES DA PARAÍBA”, afirmou o docente.


Gestora da Escola Profª Emília Gomes da Silva: Tatiana Lima
Entregando aos alunos os uniformes para a Educação Física

A Secretária de Educação, Avenys Soares, enalteceu a postura do prefeito Adriano Barreto que não mediu esforços em custear professores de educação física no ensino fundamental I, iniciativa que segundo ela não é comum em nossa região pelo fato do professor polivalente “atender” essa demanda, retratou o investimento macro na aquisição do fardamento específico para todos os alunos que frequentam as aulas práticas de Educação Física como também os padrões para a disputa de eventos do desporto escolar, relatou que já foram adquiridos todo o diversificado material esportivo que fora solicitado pela equipe de profissionais da área, chamou a atenção para o árduo, mas, eficaz trabalho dos profissionais nesse início de ano letivo onde realizara a avaliação física e o exame biométrico em todos os alunos que irão frequentar as aulas práticas da disciplina, potencializou a parceira junto a Secretaria de Saúde que vem contribuindo bastante para a consolidação dos exames médicos dos educandos e assegurou a participação dos alunos nos diversos eventos esportivos da região.
            Já o prefeito Adriano Barreto assegurou que o investimento na Cultura Corporal do Movimento, presente dentro da rede municipal de ensino nas escolas do centro e em várias aldeias, apesar de não fácil mensuração, já trouxe em anos anteriores e vem continuamente reiterando os resultados esperados, pois, atividades físicas, exercícios físicos e a prática de esportes são necessárias nesse atual cenário contemporâneo que vivenciamos, então, estamos investindo na Educação Física Escolar objetivando que ao aluno a educação escolar seja  atrativa, pois, temos construído um projeto educacional visando também a qualidade de vida através do desporto.

Prefeito Constitucional de Marcação - Adriano Barreto
Investe maciçamente em Educação Física nas Escolas

            Ficara constatado que existe uma preocupação com a educação física escolar no município de Marcação, pois, mesmo não sendo obrigatório segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 1996), todos os alunos foram submetidos ao exame médico, a avaliação física e exame biométrico realizados sob a coordenação de educação física escolar do município que assegurou que tais dados estão sendo analisados para a construção da proposta pedagógica dessa disciplina no município, como também, quantificar os casos de educandos que estão sendo encaminhados para especialistas da área de saúde. E, fora mencionado pelos professores de educação física, que o incondicional apoio da SME juntamente as parcerias com as demais secretarias municipais possibilita um trabalho diferenciado, prazeroso e fadado ao sucesso.


Prof. Wellington David e alunos no Ginásio
para a realização das aulas de Ed. Física


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ordem DeMolay em Rio Tinto/PB - Loja Comendador Arthur Lundgren preparando a instalação do Capítulo DeMolay "Defensores do Rio Vermelho" no dia 19 de Abril de 2015

Ordem DeMolay

Maçonaria e Ordem DeMolay

A Loja Comendador Arthur Lundgren N° 37, Oriente de Rio Tinto-PB, realizou no dia 30 de março de 2015, uma Sessão Pública e Explicativa sobre a Ordem DeMolay, para tratar especificamente da fundação do Capítulo "Defensores do Rio Vermelho".

Autoridades Maçônicas e da Ordem DeMolay
A reunião trouxe maiores explicações aos pretensos iniciáticos e sobrinhos que desejam ingressar por meio de filiação ao Capítulo da Ordem DeMolay Defensores do Rio Vermelho N° 884, Oriente de Rio Tinto-PB, e na reunião além dos jovens que pretendem iniciar na Ordem DeMolay, seus familiares participaram da reunião para compreender como é o funcionamento da associação.

Na sessão além das autoridades maçônicas da Grande Loja do Estado da Paraíba e da Loja Comendador Arthur Lundgren, tivemos a honra de contar com a presença dos Irmãos Maçons que fazem parte do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay. E vários membros da Ordem DeMolay dos Capítulos "Deus, Pátria e Família" de João Pessoa e "Filhos do Imperador" de Mamanguape-PB

Irmãos Maçons, DeMolays, e convidados no Templo Maçônico

Ivan Lucena - Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay na Paraíba

Nesta sessão pública o Irmão Ivan Lucena pediu a palavra para tecer explicações a Ordem DeMolay no mundo, no Brasil e na Paraíba. Falou da importância da fundação e instalação do Capítulo Demolay na cidade de Rio Tinto e de sua relevância em todos os aspectos para a sociedade. Em segui pediu aos membros da Ordem DeMolay Ícaro Nóbrega e Tawã Teixeira para apresentarem aos convidados e pretensos iniciáticos o funcionamento da Ordem DeMolay.
Ao centro os jovens Ícaro Nóbrega e Tawã Teixeira - Representando a Ordem DeMolay

Após as explanações dos dois jovens sobre a Ordem DeMolay, os Irmãos Maçons Carlos Crespo, Duílio Levir e José Brito pediram a palavra para continuar a explicar os procedimentos que os jovens iniciados na Ordem DeMolay precisam apresentar perante a sociedade e as suas responsabilidades com a família, escola e pátria. E comentaram a questão religiosa e a sua relação com a Ordem DeMolay. 
Para representar a Loja Comendador Arthur Lundgren, o Irmão Maçom Cristofersom Allisson pediu a palavra para falar de suas experiências como DeMolay.

Irmão Maçom - Cristofersom Allisson
Cristofersom foi primeiro jovem de rio Tinto a se tornar membro da Ordem DeMolay, e precisava se deslocar para João Pessoa para participar das reuniões, fez parte da ordem durante dez anos e sempre sonhou com a fundação de um capítulo em Rio Tinto. Agora como membro do Conselho Consultivo do Capítulo "Defensores do Rio Vermelho" volta a Ordem DeMolay para contribuir com os trabalhos. É importante dizer que o nome "Defensores do Rio Vermelho" foi uma propositura do próprio Irmão Maçom Cristofersom que foi aprovado em assembleia pela maioria dos Irmãos maçons que fazem parte do quadro da Loja Comendador Arthur Lundgren.
A palavra foi facultada aos convidados que não quiseram se pronunciar e depois do exposta e visto numa brilhante assembleia a autoridade maçônica de Rio Tinto, o Venerável Mestre - Carlos Antônio Soares fez seu pronunciamento diante do que já havia sido apresentado.


Irmão Maçom - Carlos Soares
Venerável Mestre da Loja Comendador Arthur Lundgren


O Irmão Carlos Soares trouxe as explicações sobre a instalação do Capítulo Defensores do rio Vermelho, que vai ocorrer no dia 19 de abril de 2015, à partir das 07:00, nas instalações da Loja Comendador Arthur Lundgren, Oriente de Rio Tinto-PB. Ele também esclareceu como são as vestes dos membros da Ordem DeMolay, bem como as taxas que os membros precisam pagar para participarem dos trabalhos da ordem. 
Em conclusão convidou todos os presentes a participarem de um coquetel oferecido no pavilhão maçônico, num momento de descontração e envolvimento dos que pretendem iniciar no Capítulo Defensores do Rio Vermelho.


Irmãos, DeMolays e Convidados no Pavilhão Maçônico


Programação para a Instalação do Capítulo Defensores do Rio Vermelho N° 884 - Rio Tinto/PB


  • 18/04/2015 - Sábado
Chegada da Comitiva do GRANDE MESTRE ESTADUAL 
  • 19/04/2015 - Domingo
07:00 - Lanche
08:00 - Cerimônia de Iniciação dos forasteiros
09:00 - Cerimônia de Elevação dos recém iniciados
11:30 - Almoço
13:30 - Cerimônias Públicas (para os presentes, familiares, amigos e convidados)
  • Instalação dos Oficiais do Capítulo Defensores do Rio Vermelho N° 884
  • Posse do Conselho Consultivo
  • Cerimônia da Luz
  • Cerimônia das Flores
  • Cerimônia do Abraço
  • Discursos com a palavra dirigida
17:00 - Loja Comendador Arthur Lundgren (Patrocinadora do Capítulo)

Gildemberg Severino
Grande Mestre Estadual
Ordem DeMolay-PB