segunda-feira, 23 de maio de 2016

A Geografia em "Roda de Conversa" na UnB - "Juventude e Geografia: Possibilidades de Pesquisa"

Na noite de hoje (23.05.2016) o Prof. Dr. Juscelino Eudâmidas Bezerra (UnB) convidou o Prof. Dr. Nécio Turra Neto (UNESP - Presidente Prudente), para no Campus Darcy Ribeiro, no Anfiteatro ICC - Sul, pelo Departamento de Geografia (UnB), cujo intuito foi discutir a temática "Juventude e Geografia" no qual se faziam presentes os docentes e discentes do Departamento de Geografia (UnB).

Prof. Dr. Nécio Turra Neto (UNESP)
A presente "roda de diálogo" enfatizou as pesquisas sobre a "Juventude e Geografia" e mais especificamente a produção do espaço através da cultura, abordando: 

  • Territórios e relações de poder;
  • A produção de novos espaços a partir da inserção de culturas;
  • O capital espacial;
  • O conceito de "geração" para compreender as transformações do espaço.
Apresentação da Temática


Nas abordagens de suas pesquisas com os "Jovens Punks" de Londrina e Guarapuava (Paraná), demonstrou como procedeu ao realizar seus trabalhos e como conseguiu fundamentá-los teoricamente através de conceitos, métodos e técnicas de investigação científica que propiciaram uma melhor apropriação do objeto de estudo.
Após a sua apresentação o Prof. Nécio passou a palavra ao mediador do debate o Prof. Juscelino para que os presentes no evento pudessem emitir questionamentos e reflexões sobre a relevante temática.

Professores Nécio e Juscelino no momento de abertura para o diálogo entre os participantes
Os questionamentos surgiram dos discentes da graduação em geografia, pós-graduação em geografia, e docente do departamento de geografia (UnB) que teceram ao longo do diálogo suas opiniões e reflexões acerca da temática e de sua relevância para a ciência geográfica.

Graduandos, Pós-Graduandos e Docentes da Geografia (UnB)

O professor Nécio respondeu aos questionamentos propostos e elucidou como devemos e podemos trabalhar uma Geografia Cultural com matrizes epistemológicas e metodológicas que assegurem a sua rigorosidade científica e acadêmica. 
O evento contribuiu para esclarecer dúvidas sobre métodos e metodologias de pesquisa científica, bem como para suscitar novas ideias aos discentes e docentes. Portanto, foi de grande relevância para o cotidiano acadêmico.


NÉCIO TURRA NETO
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Geografia por esta mesma instituição. Foi professor do Departamento de Geografia da Universidade do Centro-Oeste (UNICENTRO), na cidade de Guarapuava/PR, entre 2003 e 2009. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Presidente Prudente, onde ministra disciplinas para os cursos de Geografia e Arquitetura e Urbanismo. Também está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT/UNESP, onde ministra disciplina e orienta nos níveis de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, cidade e urbano, território, lugar. e-mail: necioturra@.fct.unesp.br 

Autores:
Celso Cardoso Gomes
Sidnei Felipe da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário