terça-feira, 14 de novembro de 2017

Projeto "Se sabe de repente" jovens estudantes indígenas Potiguara da Aldeia Jaraguá visitam as dependências do Centro Cultural Potiguara (Palacete da família Lundgren)


Estudantes da E.E.I. Cacique Domingos Barbosa dos Santos - Aldeia Jaraguá
Professor Articulador: Emerson Felipe da Silva
Projeto: "Se sabe de repente"



Os jovens estudantes da Escola Estadual Indígena Cacique Domingos Barbosa dos Santos que fazem parte do Projeto "Se sabe de repente" que tem como Professor Articulador Emerson Felipe da Silva visitaram as dependências do espaço denominado Centro Cultural Potiguara (Palacete Lundgren) numa aula de campo que relacionou conhecimentos Históricos, Geográficos, Ecológicos, Antropológicos, Culturais... Uma aula de campo visando compreender a dinâmica e a formação sócio-espacial do município de Rio Tinto e suas relações com a comunidade indígena Potiguara.

Luan Potiguara e Danilo recebem estudantes e pesquisadores no Centro Cultural Potiguara

A secretaria municipal de Turismo, Meio Ambiente e Assuntos Indígenas e a Diretoria de Cultura através de seus responsáveis o secretário Luan Potiguara e o Diretor Danilo Alex receberam e acolheram os estudantes do Projeto, assim como, pesquisadores que também participaram da visitação as dependências do Centro Cultural Potiguara. Além dos jovens estudantes da Aldeia Jaraguá estavam no mesmo grupo a pesquisadora indígena Potiguara Sanderline (Universidade Federal da Paraíba), William Medeiros (Universidade Federal da Paraíba), Sidnei Silva (Universidade de Brasília) e Jan Linhart (Universidade Viadrina - Frankfurt/Alemanha). 

Estudantes no bosque "Dona Antonia Rezadeira"

O pesquisador Willian Medeiros fala explica os procedimentos de sua pesquisa  

Os jovens adentram a mata para localizar
uma serpente que faz parte das pesquisas realizadas pelo Willian Medeiros

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Tinto (PMRT), através da Diretoria de Meio Ambiente, e o Núcleo de Ecologia de Serpentes (NES-UFPB) resulta no início de um trabalho que pretende monitorar o uso do habitat de duas espécies de serpentes não-venenosas. As espécies popularmente conhecidas como Jiboia (Boa Constrictor) e Salamanta (Epicrates Assisi) estão sendo acompanhadas diariamente no fragmento de Mata Atlântica do Centro Cultural Potiguara (Palacete Lundgreen). De caráter pioneiro, o trabalho do aluno de mestrado do PPGEMA-UFPB, Willian Medeiros, pretende compreender melhor o nicho ecológico das espécies e assim contribuir para a preservação desses animais.

Visitação ao Palacete da família Lundgren

Projeto "Se sabe de repente" no Palacete Lundgren

Estudantes e pesquisadores no Palacete Lundgren
Palacete 

Palacete


O Centro Cultural Potiguara (Palacete Lundgren) fica localizado na Aldeia Jaraguá, na cidade de Rio Tinto-PB. É um local de rara beleza, de muita história e de grande valor cultural.

Um comentário:

  1. Isso é muito bom para os jovens, estão todos de parabéns inclusive o grande incentivador o professor Emerson é um grande exemplo para todos os que lecionam deveria existir esse tipo de trabalho mais vezes.

    ResponderExcluir